São Luís – Um documento, contendo as reivindicações do empresariado maranhense para o desenvolvimento do estado, foi entregue aos dois candidatos que polarizam a disputa ao governo do Maranhão, Edison Lobão Filho (PMDB) e Flávio Dino (PCdoB), durante o Encontro da Classe Empresarial com Candidatos a Governador, realizado na Casa da Indústria Albano Franco, sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), na quarta-feira, 11.
O evento foi promovido pela Associação Comercial do Maranhão (ACM), Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL-SL), Federação da Agricultura do Estado do Maranhão (Faema), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio) e Fiema para conhecer as propostas dos candidatos para os setores da indústria, comércio e serviços e agricultura do estado.
Intitulado Agenda para o Desenvolvimento do Maranhão 2015-2018, o documento reúne uma série de necessidades apontadas como urgentes pelo empresariado local para a criação de um ambiente de negócios favorável no Maranhão. Ampliação e melhoria da infraestrutura e logística; do sistema de telecomunicações, atenção à legislação ambiental e gestão pública eficiente são alguns dos itens contidos na Agenda.
O documento foi entregue após os candidatos das coligações “Pra Frente Maranhão” e “Todos Pelo Maranhão” responderem às dez perguntas elaboradas pelos representantes das principais entidades empresariais do Maranhão.
“A existência do diálogo entre governo e sociedade civil organizada é um dos pilares que devem sustentar a democracia brasileira. Por isso estamos abrindo um canal de comunicação da classe empresarial com o próximo governador do Estado do Maranhão, que esperamos que seja permanente e cada vez mais decisivo para o encaminhamento de soluções ao desenvolvimento socioeconômico do nosso estado”, disse o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves.
Replicando a fórmula testada na última eleição para prefeito de São Luís, em 2012, as principais entidades empresariais do Maranhão formularam aos candidatos, perguntas sobre os setores da indústria, comércio e agricultura e temas como mobilidade urbana, segurança, educação e saúde.
Os dois candidatos parabenizaram as entidades pela oportunidade de diálogo com o empresariado. “Quero homenagear as entidades empresariais por esse encontro”, afirmou Flávio Dino. “Sou empresário e me sinto muito bem e à vontade nessa casa”, afirmou Edison Lobão Filho. Eles assinaram um Termo de Compromisso Público onde se comprometem, caso eleitos, a expandir e apoiar a aprovação e implementação de projetos e programas voltados ao incremento dos setores produtivos, conforme reivindicações da Agenda recebida.
Sabatina – Cada entidade fez duas perguntas aos candidatos. A primeira delas foi efetuada pela presidente da ACM, Luzia Rezende, que questionou aos políticos acerca das propostas para o fortalecimento da economia, pela via das micro e pequenas empresas.
“Para as empresas locais, é marcante a necessidade de atenção e apoio, como já fazem outros estados da federação, por exemplo, em termos tributários. Mais do que isso, defendemos a inserção do setor produtivo nos vossos planos e políticas de governo, de forma responsável e estratégica”, frisou a empresária em seu pronunciamento.
A presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Socorro Noronha, fez perguntas sobre segurança pública e pirataria e destacou a responsabilidade do empresariado no período eleitoral. “Os empresários de hoje querem desenvolvimento econômico, justiça social e qualidade de vida e tem obrigação de participar ativamente do processo eleitoral, pois estão em disputa projetos que afetam a vida de todos e envolvem os interesses maiores dos maranhenses”, ressaltou.
O presidente da Fecomércio, José Arteiro da Silva, enfatizou a importância da parceria entre poder público e iniciativa privada para a melhoria do ambiente de negócios no estado e dar segurança aos empresários para investir. “Nossas entidades empresariais se colocam à disposição para ajudar a construir uma ponte entre governo e a sociedade civil organizada, para que as políticas públicas sejam mais discutidas e melhor executadas”.
As questões ambientais e agropecuárias também foram questionadas aos candidatos pelo vice-presidente da Faema, Raimundo Coelho, que estava representando o presidente da entidade, José Hilton Coelho. “Participar deste evento democrático, onde ouviremos dois candidatos ao governo do Maranhão, é de grande valia. Esperamos dos senhores, o compromisso de fortalecer este importante setor da economia maranhense”.
O Encontro da Classe Empresarial com Candidatos a Governador foi transmitido ao vivo pela internet e teve centenas de visualizações. Para quem não pode acompanhar, o vídeo está disponível, na íntegra, no YouTube, através do link https://www.youtube.com/watch?v=jk6DvN2KPc8#t=4341.
A Agenda para o Desenvolvimento do Maranhão 2015-2018 também está disponível na Internet. Clique abaixo e consulte o documento: