Belém – O time de voleibol feminino da construtora Edeconsil conquistou a medalha de ouro dos Jogos do Nacionais do Sesi, ao vencer a equipe da Aurora Alimentos, de Santa Catarina, por 3 sets x 1, em um jogo que durou pouco mais de duas horas.
Para ter o direito a medalha de ouro, as 10 trabalhadoras atletas da equipe venceram todas as quatro partidas disputadas pelo time nas quadras de Belém e o feito é inédito, porque é a primeira vez que uma equipe maranhense de esportes coletivos ganha medalha na etapa Nacional dos Jogos do Sesi.
O jogo decisivo foi disputado no ginásio da unidade Sesi Almirante Barroso, e começou com um set tranquilo. Porém, no meio do set, as maranhenses perderam o ritmo, tomaram uma virada e chegaram a estar quatro pontos atrás, quando o placar marcava 15 x 11 para as catarinenses.
A esta altura do jogo, o time da Edeconsil voltou a render, quando a levantadora Barbara Moraes foi para o saque. Nesta passagem as maranhenses marcaram seis pontos e ultrapassaram as catarinenses no placar, mas não conseguiram desgarrar e a diferença chegou a ser de apenas um ponto.
Contudo, depois que o placar marcou 20 x 21, com um ataque e um bloqueio da central Jessica Oliveira, um erro de ataque das catarinenses e um ataque da ponta Raíssa Lamar, que entrou em quadra mesmo lesionada, as maranhenses fecharam o set em 25 x 20.
No segundo set, o time da Aurora Alimentos voltou melhor e a partida ganhou dramaticidade. Mais concentradas, as catarinenses abriram 11 pontos de vantagem, quando o placar marcava 5 x 16.
A partir daí , as trabalhadoras atletas maranhenses reagiram e tiveram boas passagens, com o saque da capitã Luciana
Nascimento, quando marcaram dois pontos de ataque, dois em bloqueios e três aces, mas continuaram atrás no placar. As catarinenses fecharam o set em 21 x 25, em 30 minutos.
O terceiro set foi o mais disputado. A equipe da Edeconsil começou melhor chegou a abrir quatro pontos, no entanto tomou a virada quando o placar marcou 13 x 14 para as trabalhadoras atletas de Santa Catarina. A partir daí foram as maranhenses que chegaram a ficar quatro pontos atrás, quando o jogo estava 16 x 20.
Mas as trabalhadoras atletas da Edeconsil souberam reagir e foram buscar o placar. Com uma brilhante atuação da central Jéssica Oliveira e um empurrãosinho dos erros do adversário – foram quatro pontos em erros de ataque da Aurora Alimentos - as maranhenses fecharam o set em 23 x 25.
No set derradeiro, o time da Edeconsil entrou determinado e logo no início abriu seis pontos de vantagem e ampliaram a diferença no placar, chegando a estar vencendo por 19 x 9. A partir daí, as maranhenses administraram a vantagem e fecharam o set, e a partida, em 25 x 15 num erro de ataque do time de Santa Catarina.
Além da medalha de ouro, as meninas do voleibol feminino ainda ganharam o troféu de campeão da competição, que receberam das mãos presidente da Federação das indústrias do Estado do Pará (Fiepa), José Conrado, e os troféus superação e comportamento, pelo esforço da ponta Raíssa Lamar, que mesmo machucada entrou em quadra para jogar a final, e por terem praticado o “Fair Play” na unidade Sesi Almirante Barroso.
DELEGAÇÃO
Para o chefe da delegação maranhense, Fernando Sousa, a participação dos trabalhadores atletas do estado superou as expectativas. “Houve muita superação e mesmo sem termos vindo sem franco favoritos, como aconteceu em outras edições dos Jogos Nacionais do Sesi, conseguimos voltar com grandes resultados e o primeiro ouro em esporte coletivo que o estado conquista na competição”, afirmou Souza.
Os Jogos Nacionais do Sesi são considerados o maior evento esportivo de trabalhadores do país. Este ano, chegou a sua 10ª edição reuniu mais de 1.200 trabalhadores atletas – todos campeões da fase regional em seus esportes – que trabalham em cerca de 200 empresas de todo o Brasil, para disputar competições em 10 modalidades esportivas (tênis, tênis de mesa, futsal, futebol de campo, futebol sete máster, futebol de campo, xadrez, atletismo, natação e voleibol) entre 10 e 14 de setembro, em Belém (PA).
O trabalhador atleta de Imperatriz, Valdecir Batista da Silva, da Emac Engenharia de Manutenção S/A, perdeu as suas últimas partidas no torneio de xadrez rápido dos Jogos Nacionais do Sesi, também disputado na Unidade Sesi Almirante Barroso.Com os resultados das últimas partidas, Valdecir ficou de fora da disputa da medalha de bronze e terminou sua participação na competição na sexta colocação.
Na competição de natação, disputada na piscina coberta da Unidade Sesi Almirante Barroso, o trabalhador atleta Ulisses Bordalo, da Cemar, ficou em sétimo lugar na prova de 50 metros nado de peito, categoria +30, com o tempo de 35 segundos e 68 centésimos. O trabalhador atleta Vitor Alves, dos Correios, também não conseguiu subir ao pódio da competição de tênis de mesa, disputado na unidade Sesi de Anindeua.
Nas competições de atletismo, disputado no estádio Olímpico do Pará Mangueirão, os trabalhadores atletas Arthur Diniz e Paulo Rogério Rocha, ambos da Vale, ficaram em na sexta posição em suas competições – salto em altura para homens, nas categorias +16 e +30 respectivamente. O primeiro saltou 1,55 metro e o segundo 1,45 metro.
Nas competições de atletismo feminino, a trabalhadora atleta Susiane Costa, da Vale ficou em quinto lugar na prova de salto
em altura, categoria +30, para mulheres, ao saltar 1,15 metro. Já na prova de 1.500 metros rasos feminino, na categoria +30, a trabalhadora atleta Silvana Moraes da Silva, ficou na sexta posição, com o tempo de 6 minutos e 5 segundos.
Os bloqueios das trabalhadoras atletas maranhenses foram importantes para vitória no jogo decisivo Edeconsil x Aurora Alimentos
A central Jéssica Oliveira ataca durante o jogo Edeconsil x Aurora Alimentos
Para o chefe da delegação maranhense, Fernando Sousa, os trabalhadores atletas se superaram nos Jogos Nacionais do Sesi, em Belém
Trabalhadora atleta, Silvana Moraes da Silva