São Luís - O secretário de estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Mauricio Macedo, participou, na tarde de terça-feira (09/09), de reunião com o Conselho Temático Permanente de Política Industrial e Desenvolvimento Econômico – COPIN, na sede da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema).
Participaram do evento o presidente do COPIN, Luiz Fernando Renner, que conduziu a reunião juntamente com o presidente da Fiema, Edilson Baldez; o secretário de estado da Agricultura e membro do conselho, Claudio Azevedo, além de diretores da Fiema, membros do conselho e empresários. “Os conselhos temáticos da Fiema têm cumprido esse papel de transformar a Casa da Indústria em um fórum de discussões de temas que são relevantes para a indústria maranhense e do Brasil”, disse o presidente do Copin, Luiz Fernando Renner.
No encontro com os empresários, sob o tema “Maranhão – Desenvolvimento e Estratégia de Crescimento”, o secretário discorreu sobre o Programa de Desenvolvimento Produtivo – PDP, desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc) com o objetivo de eliminar gargalos a fim de facilitar o desenvolvimento e ampliar a capacidade produtiva do estado, por meio de um conjunto de propostas de ações estratégicas de curto, médio e longo prazo.
Dentre outras informações, Mauricio Macedo destacou os empreendimentos que já entraram em operação no estado desde 2009 até o momento. Falou ainda sobre a preocupação da Sedinc em promover a interiorização destes empreendimentos, uma vez que 60% deles estão instalados no interior do estado.
Com relação ao PDP, Mauricio Macedo explicou que o programa prevê ações de curto, médio e longo prazo. Destacou que parte das ações já estão em desenvolvimento pelo governo e citou como exemplos Made in Maranhão e a implantação dos parques empresariais.
Os parques, de acordo com Mauricio Macedo, são um novo modelo de infraestrutura empresarial, pioneira no setor público no Brasil e que já está sendo implantada no estado. Já estão em implantação os parques empresariais de Timon, Pinheiro, Imperatriz e Caxias. Também serão implantados parques sem São José de Ribamar, Estreito, Santa Rita, Santa Inês, entre outros.
O presidente da Fiema, Edilson Baldez, assegurou que os empresários saíram satisfeitos da reunião com o secretário e parabenizou a parceria com a Sedinc. “O que foi mostrado aqui hoje representa apenas um pequeno balanço do que já foi feito no estado, pois nós sabemos que há muito mais. Nós só temos a parabenizar o trabalho que tem sido feito pela Sedinc enquanto órgão facilitador desse entendimento entre setor produtivo e o Governo do Estado”, elogiou Baldez.
Data: 9 de setembro de 2014