Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Eleições 2014: divulgado resultado da sexta pesquisa de intenção de voto Exata/ TV Guará - Fiema


Data: 15 de setembro de 2014
Crédito: TV Guará

São Luís - Em continuidade ao monitoramento semanal sobre a preferência do eleitorado maranhense, a TV Guará, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão – FIEMA, divulga nova pesquisa de intenção de voto para Eleições 2014. Realizada pelo Instituto Exata, a pesquisa ouviu 1.400 pessoas entre os dias 9 e 13 de setembro nas seis regiões do estado, inclusive a Ilha de São Luís. A margem de erro das sondagens é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa consultou o eleitorado maranhense sobre a escolha de presidente da República, governador do Estado e senadores. A consulta sobre presidente está registrada com o protocolo BR-00631/2014 no Tribunal Superior Eleitoral; e a consulta para governador, com o protocolo MA-00045/2014, no Tribunal Regional Eleitoral.

PRESIDENTE

Na pesquisa estimulada para presidente, Dilma Rousseff (PT) cresceu na preferência do eleitorado maranhense. Voltou aos 57%; na semana passada estava 54%; e na semana anterior, no final de agosto, tinha os mesmos 57%. Marina Silva (PSB) que havia marcado 34% na primeira semana de setembro, caiu para 27%. Na última semana de agosto, a candidata do PSB tinha 28%; Já Aécio Neves (PSDB) subiu de 6% para 8%, mesmo percentual que ele havia marcado no final de agosto.

GOVERNADOR

A Pesquisa Exata/TV Guará – Fiema traz consultas distintas para governador do Estado: pesquisa estimulada, espontânea, um cenário de segundo turno e rejeição.

Na pesquisa estimulada, o candidato Flávio Dino (PCdoB) se mantém a frente com 56% das intenções de voto. O candidato do PCdoB alcançou esse mesmo percentual nas últimas duas semanas. Lobão Filho (PMDB), que havia marcado 27%, agora tem 28%. Na última semana de agosto, o candidato do PMDB tinha 25%. Utilizando a margem de erro da pesquisa, Flávio Dino pode chegar a 59,2%; e ter no mínimo, 52,8%. Lobão Filho teria no máximo 31,2%; e no mínimo, 24,8%.

Com a proximidade do dia das Eleições, o número de eleitores indecisos, que está entre os que não sabem em quem votar ou não responderam a consulta, tende a cair. Na semana passada, eles eram 6%; no final de agosto 7%. Agora são apenas 4%. A redução dos indecisos e quase nenhuma alteração no desempenho dos candidatos na série de pesquisas indica uma consolidação da preferência do eleitorado para governador do Estado.

A série de pesquisas espontâneas também registra essa tendência. Flávio Dino marcou 42%, contra 19% de Lobão Filho; praticamente o mesmo desempenho registrados pelos candidatos na primeira semana de setembro, quando Dino marcou 41% e Lobão, os mesmos 19%. Na última semana de agosto, o candidato do PCdoB tinha 34%; e o candidato do PMDB, 13%. 

Na simulação de segundo turno, o resultado foi exatamento o mesmo da pesquisa anterior, Flávio Dino venceria com 59% dos votos contra 31% de Lobão Filho.

Na consulta sobre a rejeição dos candidatos, Lobão Filho permanece como o candidato mais rejeitado. Marcou os mesmos 39% que tinha na primeira semana de setembro. Zé Luís Lago (PPL) permanece como o segundo mais rejeitado. E a rejeição dele subiu de 21% para 27%. Flávio Dino tem 18% de rejeição. Na primeira semana de setembro, o candidato do PCdoB tinha 17%.

SENADO

Houve reviravolta na disputa pelo senado. Na primeira semana de setembro, Roberto Rocha (PSB) aparecia em primeiro com 32% das intenções de voto; e Gastão Vieira (PMDB), em segundo com 28%. Agora, quem vem em primeiro é Gastão Vieira, com 33%; Roberto Rocha aparece com 29%. Na última semana de agosto, Rocha tinha 29%; e Gastão, 27%. O número de idecisos, que está entre os que não responderam não sabem, ainda é elevado: 17%. A série de sondagens indica um quadro de indefinição na disputa pelo senado.

Marcos Silva (PSTU) tinha 6%, agora marcou 5% e está a frente de Haroldo Sabóia (PSOL), que tinha os mesmos 6% e agora tem 4%.

   

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste