São Luís - O representante do Porto de Houston no Brasil, John Cuttino, afirmou que veio ao estado para participar da segunda edição do Programa Maranhão for Business e para prospectar oportunidades de negócios para empresários norte-americanos, principalmente nas áreas de siderurgia, alumínio, petróleo e gás.
“Maranhão tem vantagens comparativas em setores como ferro gusa, alumínio, além de ter proximidade geográfica com a região de Houston. Vemos que o Maranhão está se desenvolvendo e que há oportunidades futuras também nas área de petróleo e gás, por isso a região de Houston tem interesse em buscar oportunidades nestes setores uma vez que a vocação de Houston é segmentos industriais ligados ao setor de energia. Nossa presença em Maranhão for Business seria justamente promover oportunidades de negócios através nossa parceria com o Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEMA”, afirmou Cuttino.
A estrutura logística disponível no estado, que somam três portos operacionais (Itaqui, Ponta da Madeira e Alumar) e três ferrovias (Transnordestina, Estrada de ferro Carajás e Ferrovia Norte-Sul) abrem oportunidades tanto para quem exporta, por criar condições de acesso á áreas produtoras, quanto para quem importa produtos, por dar acesso á áreas consumidoras.
“Com a conclusão dos investimentos em logística, como a Ferrovia Norte-Sul, também vemos os Portos de Maranhão como pontos fundamentais para escoamento da produção e permitindo acessos para importações. Houston quer ficar pronto para atuar quando esta capacidade esteja construída”, comentou.
“ Dentro de 1 mil milhas, o Porto de Houston tem 100 milhões de consumidores dentro de seu alcance. Temos um forte comércio de exportação para Maranhão e os portos Itaqui, Alumar e Ponta da Madeira via navios de carga geral e breakbulk. Queremos ver serviço de container atracando em portos maranhenses. Os investimentos portuários e o crescente Mercado consumidor estão fazendo Maranhão mais atraente. Esta a hora de tentar ligar nossos importadores e exportadores com oportunidades de negócios. Como Autoridade Portuária, nos ajudamos empresas para abrir novos mercados com inteligência de mercado e contatos comerciais”, completou o representante do Porto de Houston no Brasil.
Ele disse ainda que por conta desta visão que o Porto de Houston está vislumbrando sobre as potencialidades do estado para o comércio exterior é que se está trabalhando em um projeto logístico que interligue o Brasil e a cidade texana.
“Em fevereiro de 2015, estamos promovendo um evento de destaque em Houston, chamado "U.S.-Brazil B2B Matchmaking" visando fechar negócios com exportadores brasileiros e importadores norte-americanos nos setores de alimentos e bebidas, madeira e produtos de madeira, cerâmia, moveis planejados, construção civil, e produtos médico-hospitalares. Este projeto tem o apoio do Porto de Houston, a Câmara de Comércio de Houston (Greater Houston Partnership), a Câmara de Comércio Brasil Texas (Brazil Texas Chamber of Commerce - BRATECC), do Consulado Brasileiro de Houston, além da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Apex Brasil”, contou.
PROGRAMAÇÃO
A segunda edição do Programa Maranhão For Business acontecerá na Casa da Indústria Albano Franco, sede da Fiema, nesta quinta-feira (16), ás 19h, e terá ainda a participação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) que apresentará o estudo “Perfil Exportador do Estado do Maranhão” e a apresentação da cartilha “Como financiar as exportações pelo BNDES Exim”, produzida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Ainda está prevista uma terceira edição para este ano, com participação de representantes de embaixadas europeias. “A terceira edição do Maranhão for Business para Imperatriz, que tem oportunidades de negócios que podem unir o estado à Europa”, comentou o superintendente da Fiema, Albertino Leal.
As vagas para a segunda edição do Maranhão for Business são limitadas, mas ainda é possível fazer inscrições – que são gratuitas - no site da Fiema (www.fiema.org.br). Para isso basta clicar no banner do evento e preencher o formulário que será disponibilizado. Maiores informações, pelo telefone (98) 3212-1896 ou pelo e-mail viniciusmuniz@fiema.org.br.