São Luís - Dezenas de lideranças empresariais, industriais e representantes do setor público e do sistema bancário participaram do lançamento da 1ª Expo Indústria Maranhão. Trata-se de uma feira da indústria que a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) programou para acontecer de 23 a 25 de setembro de 2015, no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana.
Segundo o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, o Sistema Fiema - por meio de ações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Social da Indústria (Sesi), do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e da própria Fiema – em parceria com o poder público e diversas entidades fizeram esforços nos últimos anos para preparação de um ambiente de negócios favorável para a indústria.
“Todo o esforço feito pelo Sistema Fiema e parceiros teve um efeito no desenvolvimento da indústria maranhense e agora é chegada a hora de mostrar os resultados. Com a Expo Indústria Maranhão, queremos mostrar aos maranhenses a diversidade do parque industrial e abrir oportunidades para que novos negócios possam ser feitos por nossas empresas”, afirmou Baldez.
Ao todo, a Expo Indústria Maranhão terá 47 estandes, com espaços que variam de 12 metros quadrados a 32 metros quadrados. Na programação, ainda está previsto um seminário com palestras e debates sobre assuntos que afetam o setor. Hoje há 6,4 mil empresas registradas no Maranhão como indústria. Além disso, o setor emprega cerca de 106 mil trabalhadores, movimenta cerca de R$ 11 bilhões por ano e representa 17,5% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual.
ADESÃO
Na ocasião, diversas empresas confirmaram participação na ação. Uma delas foi a Caixa. “A Caixa não poderia ficar de fora
desta iniciativa porque é neste ambiente que o mercado acontece. Por isso já fechamos a nossa participação na Expo Indústria Maranhão. Teremos um grande número de clientes em potencial reunidos e a perspectiva se mostra interessante para os bancos”, comentou o superintendente do banco público no Maranhão, Hélio Luiz Duranti.
O executivo Dorgival Pereira, que representou a mineradora Vale, uma das maiores empresas industriais em operação no estado, disse que a ação é muito importante para dar visibilidade às empresas industriais do Maranhão. “Seja comprador ou consumidor final, este tipo de iniciativa é uma oportunidade de demonstrar o que podemos produzir no Maranhão. O nosso parque industrial não deve nada a outros estados”, comentou.
Estiveram presentes no lançamento da Expo Indústria Maranhão, o secretário de estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo; o secretário de estado de Agricultura e Pecuária e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Cláudio Azevedo; o presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL) do estado, Francisco Baptista; a presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Luzia Rezende; empresários da indústria, além de diretores e técnicos da Fiema.