São Luís – Para fortalecer os sindicatos patronais e tornar as empresas industriais maranhenses mais competitivas, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) tem potencializado as ações de capacitação para a base sindical, desenvolvendo debates, cursos, palestras e mesas redondas para o empresariado. O objetivo é atrair mais indústrias para as entidades.
A mais nova ação realizada essa semana em São Luís, foi a segunda edição do Bom Dia Sindicato, organizado pelo Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), programa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) executado pela Fiema no Maranhão.
O evento reuniu mais de 30 presidentes e executivos de sindicatos maranhenses para discutir temas relevantes para o setor, além de apresentar cenários relacionados ao ambiente sindical e a importância sobre o reposicionamento das entidades patronais.
A palestra principal foi apresentada pelo superintendente da Fiema, Albertino Leal de Barros Filho. “Esse é o espaço onde dividimos com os sindicatos as boas práticas para fortalecer a base sindical, compartilhadas por outras federações das indústrias do país e é, principalmente, o ambiente para ouvirmos as demandas dos sindicatos para que o sistema indústria possa direcionar seus produtos e serviços para atendê-los cada vez mais alinhado às necessidades do mercado”, afirmou.
A segunda edição do Bom Dia Sindicato também contou com a participação do juiz do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), Alexandre Abreu, que apresentou aos participantes os serviços do Centro de Conciliação Empresarial, instalado na Fiema no mês passado, além de representantes de instituições financeiras, como Banco do Brasil e Bradesco.
“Viemos apresentar aos empresários o Centro de Conciliação Empresarial, criado para resolver questões judiciais ou não, envolvendo empresas com seus credores, devedores e fornecedores, proporcionando o entendimento entre as partes. Esse acordo pode ser feito aqui na Fiema e depois homologado na justiça”, afirmou o juiz.
O presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e de Material Elétrico de São Luís (Sindimetal), João Carlos Magalhães Lopes, foi um dos empresários que participou do Bom Dia Sindicato. “Essa é uma ação de extrema importância para os presidentes dos sindicatos, pois é um espaço para interagirmos, trocarmos experiências e nos atualizarmos quanto ao suporte disponível no Sistema Fiema para as empresas industriais”, disse João Carlos, que recentemente lançou uma campanha integrada de divulgação do Sindimetal no Estado.
Ainda pelo Programa de Desenvolvimento Associativo, dois cursos de capacitação com consultores da CNI estão acontecendo esta semana em São Luís e Imperatriz. O curso “Como pagar menos tributos”, voltado para empresários da indústria da construção civil e para o setor metalmecânico. No dia 13 de novembro, também em Imperatriz, empresários participam da mesa redonda “Como atrair e manter associados”.