São Luís - O empresário da indústria maranhense está confiante. A conclusão está no Índice de Confiança do Empresário da Indústria do Maranhão (Icei-MA), relatório divulgado mensalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e realizado a partir de entrevistas feitas com empresários e executivos do setor.
De acordo com o levantamento realizado em outubro de 2014, o indicador ficou em 54,4 pontos, em uma escala que vai de 0 a 100 pontos e que resultado acima dos 50 pontos indicam confiança e abaixo deste patamar mostram pessimismo. O resultado é melhor do que o anotado para o Brasil e para a região Nordeste, que ficaram em 45,8 pontos e 50,2 pontos, respectivamente.
A pesquisa da Fiema também levanta informações sobre a percepção que o empresário da indústria tem sobre os cenários atuais em relação à economia brasileira e às próprias empresas e ambos ficaram baixo dos 50 pontos.
Para o primeiro indicador, os empresários da indústria maranhense estão pessimistas, uma vez que o resultado ficou em 40,8 pontos, no entanto, quanto ás próprias empresas, a percepção se aproxima da estabilidade ao marcar 47,5 pontos.
Quanto as condições futuras, os empresários responderam que há otimismo, uma vez que este indicador ficou em 58,7 pontos. Ainda segundo o Icei-MA, os indicadores quanto aos próximos seis meses da economia brasileira, do estado e das empresas, os resultados ficaram em 53,8 pontos, 52,6 pontos e 61,2 pontos respectivamente.