Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão elege Edilson Baldez para presidência


Data: 21 de novembro de 2014
Crédito: Samme Ribeiro, da Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae

São Luís - Em reunião extraordinária do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão (CDE), realizada na manhã desta quarta-feira, 19, em São Luís, os 15 conselheiros titulares elegeram, por unanimidade, o novo presidente que conduzirá a instituição no quadriênio 2015-2018. Atual presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), o empresário Edilson Baldez das Neves, que também é conselheiro do Sebrae no Estado, terá o desafio de presidir também a casa que apoia a microempresa e empresa de pequeno porte, em substituição a Claudio Donizete Azevedo.

Além do presidente, os conselheiros elegeram a nova Diretoria Executiva da instituição: João Batista Martins, que atualmente dirige a 8ª Superintendência da Codevasf, será o novo diretor superintendente, em substituição à Simone Lucília Macieira; José Ribamar Morais foi reconduzido à diretoria técnica e Rachel Miranda Jordão, que exercia o cargo de gerente da Unidade de Gestão de Pessoas do Sebrae no MA,  substituirá Raimundo Nonato Corrêa na diretoria de Administração e Finanças. O Conselho Fiscal – formado por três membros titulares e três suplentes, também foi eleito na manhã desta quarta-feira, para o próximo quadriênio.

Engenheiro civil, formado pela Escola de Engenharia do Maranhão, Edilson Baldez é empresário do setor de construção civil e hotelaria e, além de ser presidente da Fiema, preside a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Maranhão (ABIH-MA), é diretor de patrimônio da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares e vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Estado.

Destacando ser um grande desafio confiado à sua pessoa para os próximos quatro anos, Baldez ressaltou que acompanha o Sebrae antes mesmo de ter a configuração atual como instituição, o que lhe concede sensibilidade maior para buscar as decisões mais acertadas tanto para o público interno quanto para o externo.

“Eu sei o tamanho da responsabilidade e queria justificar o que me levou a aceitá-la: além do pedido de alguns conselheiros,

fui impulsionado pelo momento de dificuldade que passa o Brasil e de mudança de governo no Maranhão; pelo fato de estarmos, como iniciativa privada, mudando o tom do relacionamento e posicionamento com o poder público, ganhando o respeito e a parceria dos gestores, sendo ouvidos como setor produtivo que somos e podendo dar a nossa contribuição; pelo incentivo advindo do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade – que será eleito presidente do Conselho Nacional do Sebrae, no próximo dia 11 de dezembro e por tudo o que o Sebrae significa como instituição que fomenta os pequenos negócios em todo Brasil”,  pontuou o presidente eleito.

Baldez destacou que vê o Sebrae como uma grande ferramenta de desenvolvimento para o Maranhão. “A instituição trabalha diretamente para apoiar e capacitar o segmento mais produtivo do país – que são os pequenos negócios. Vamos continuar com os olhos fitos na visão e missão da instituição, dando andamento aos seus projetos e ações, buscando sempre ampliar essa atuação para que os maiores beneficiados sejam aqueles que estão à frente dos pequenos negócios no Maranhão”.

Empresariado unido

O presidente eleito ressaltou um grande ganho nesta eleição do Sebrae: a não intervenção do poder público na indicação dos dirigentes.  “E quero firmar um compromisso com os senhores conselheiros de mantermos, nas próximas eleições, a postura que tivemos nesta – onde a vontade do empresariado definiu o novo presidente e a diretoria executiva. Proponho que, assim como acontece no Sebrae Nacional, haja um rodízio de entidades na presidência desta Casa a partir da próxima eleição”, sugeriu o presidente eleito, obtendo receptividade positiva à proposição.

Para o atual presidente do Conselho Deliberativo,  Claudio Azevedo, que indicou o nome de Edilson Baldez, o novo comandante do Sebrae no Maranhão, que será empossado oficialmente em janeiro de 2015, realizará um grande trabalho, fazendo uso de toda a sua experiência como empresário e gestor de entidades de classe.

“Hoje, o Sebrae tem uma estrutura mais robusta no Estado, atuando nos 217 municípios com 12 unidades regionais, três Núcleos de Atendimento Empresarial (NAE) e apoio em mais de 30 Salas do Empreendedor em funcionamento no Maranhão. A nossa gestão fez todo um esforço para ampliar a capilaridade da instituição para que oferecer ainda mais apoio e capacitação aos pequenos negócios, aos Microempreendedores Individuais e produtores rurais maranhenses”, enfatizou Azevedo.

Apoio do Poder Público

Presente como convidado à reunião extraordinária do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, o deputado federal Simplício Araújo  - indicado para a pasta do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc) no governo de Flávio Dino, representou o governador eleito e reiterou o compromisso de campanha do futuro chefe de Estado em formar, desde o primeiro mês de governo,  um conselho onde as entidades representativas de classe serão ouvidas e poderão colaborar com o poder público para o crescimento do Maranhão.  

“Estamos à disposição de todas as entidades e organismos que se interessam pelo desenvolvimento do Estado. Não podemos, de maneira alguma, conduzir este de maneira isolada, sem a parceria da iniciativa privada. Portanto, contamos com todos nesta construção que vai nos lançar a um lugar melhor do que estamos hoje”, reforçou o futuro secretário de Estado.

 

A Nova Diretoria executiva do Sebrae no MA

João Batista Martins

Diretor Superintendente

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), tem pós-graduação com especializações em Planejamento e Desenvolvimento Municipal Sustentável pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp).  Funcionário de carreira do Sebrae no Maranhão, desde 2012 assumiu a 8ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) que, no Maranhão, desenvolve o Programa Água para Todos, ações de inclusão produtiva do Plano Brasil sem Miséria e de revitalização das Bacias Hidrográficas dos rios Parnaíba, Itapecuru e Mearim. É membro titular do Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais, do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e das Câmaras Técnicas Setoriais do Maranhão.

 

José de Ribamar Morais

Diretor Técnico

Formado em Administração de Empresas, também é professor da Universidade Estadual do Maranhão, acumulando várias graduações e especializações em sua área de atuação, como Doutorando em Ciências Econômicas pela Universidade Nacional de La Montanza (Buenos Aires, Argentina) e Mestre em Economia Internacional pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPe).  Funcionário de carreira do Sebrae no Maranhão, já passou por inúmeros cargos gerenciais e está sendo reconduzido ao à diretoria técnica onde, dentre outras realizações, orquestrou a equipe organizadora do X Encontro Nordestino de Leite e Derivados (ENEL), as Feiras do Empreendedor de 2011 e 2013 e o II Salão de Turismo da Rota das Emoções. 

 

Rachel Miranda Jordão

Diretora de Administração e Finanças

Administradora de Empresas pelo Centro Unificado do Maranhão (Ceuma), possui MBA em Marketing e em Gestão Empresarial pela FGV-ISAN, é funcionária de carreira do Sebrae no Maranhão onde já exerceu os cargos de gerente da Carteira de Turismo e Artesanato, de coordenadora de Marketing e Eventos e, atualmente, de gerente da unidade de Gestão de Pessoas. 

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste