Imperatriz – A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) organizará ações em Imperatriz para formação e aperfeiçoamento de dirigentes e executivos dos sindicatos patronais da indústria, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA). O anúncio foi feito durante o café da manhã organizado pelo Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Imperatriz (Sinpancimp).
No portfólio do PDA, estão disponíveis 24 ações que podem acontecer em Imperatriz e que serão marcadas de acordo com a demanda dos cinco sindicatos patronais da indústria instalados em Imperatriz: Sinpancimp, Sindicato da Indústria de Estradas, Terraplanagem e Obras de Engenharia em Geral da Região Tocantina (Sinduscon do Oeste); Sindicato das Indústrias de Madeira e Móveis de Imperatriz e Região (Sindimir); Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, mecânicas e de Material Elétrico de Imperatriz (Simetal) e Sindicato das Indústria de Carvão Vegetal do Estado do Maranhão (Sicam).
Estão disponíveis para atender a demanda da cidade tocantina, 12 tipos de cursos, 5 espécies de oficinas, dois modos de messas redondas, e cinco modelos de encontros entre empresários da indústria de diversos segmentos para troca de experiências, dentro dos programas Avança Sindicato e Associa Indústria, que tem ações focadas em desenvolvimento de lideranças sindicais e de executivos dos sindicatos patronais da indústria. Em 2014, foram realizadas oito ações do PDA em Imperatriz.
Para o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, a ampliação da atuação na cidade tocantina reforça os sindicatos na região e aumenta a dinâmica da indústria no estado. “Estas ações acontecem dentro do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) oferece serviços que servem como ferramentas para fortalecer nossos sindicatos. A interiorização tem como objetivo assistir o empresário industrial e descentralizar nossas ações da capital, como forma de criar condições das empresas no interior crescerem, gerar renda e emprego para os maranhenses”, explicou Baldez.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), Jairo Almeida dos Santos, afirmou que a iniciativa da Fiema é muito importante. “Se não estivermos associados para brigar pelos nossos direitos os empresários irão ter mais problemas para desenvolver nossos negócios”, disse.
O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, também presente no café da manhã, disse que a o poder da união e sincronização de esforços gera resultados para toda sociedade. “A Fiema tem se mostrado importante neste processo por estar dando atenção ao interior. A economia maranhense não se concentra apenas na capital e a entidade tem feito um grande trabalho neste sentido”, afirmou Madeira.
CONVÊNIOS
Ainda durante o café da manhã do Sinpancimp, foram firmados dois convênios entre o sindicato patronal, ACII e a faculdade
Unisuma. O primeiro é para facilitar a participação dos associados do Sinpacimp nos evento da Associação e o segundo é para permitir que alunos do curso de nutrição da instituição de ensino superior estagiem nas padarias e confeitarias associadas ao sindicato.
“Falar em sindicato é falar em ambiente de negócios. O Sinpancim tem soluções para a indústria e experiências de ações conjuntas em busca de Resultados”, observou o presidente da entidade sindical patronal, Joanas Alves da Silva
Ainda na ação foram anunciadas as ações previstas para 2015, com destaque para visitas técnicas a ouros estados, a Feira de Panificação de Imperatriz, marcado para julho e que movimenta cerca de R$ 500 mil, a chegada da unidade móvel de panificação do Serviço Nacional de Aprendizagem industrial (Senai) à cidade e lançamento da campanha publicitária “Eu amo pão”. Além disso, três empresas assinaram adesão a sindicato patronal e foram entregues placas aos associados do Sinpancimp.