São Luís – O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Maranhão (ICEI-MA), elaborado mensalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), apresentou um leve crescimento em janeiro de 2015.
Em relação ao mês de dezembro de 2014, o índice cresceu 1,1 pontos, marcando 49,9 pontos e denotando estabilidade na confiança dos empresários maranhenses. Segundo o estudo, os indicadores tomados setorialmente também se elevaram em comparação aos do mês anterior. O da construção civil, por exemplo, atingiu 49 pontos. Já os da indústria extrativa e de transformação alcançaram o patamar dos 50,5 pontos.
Considerando o tamanho das empresas, tanto as de pequeno porte (52,3 pontos) quanto as de médio e grande portes (49,3 pontos) demonstraram continuidade na estabilização da confiança.
No âmbito do Nordeste, a pesquisa apontou que o indicador continua estável, ao marcar 48,1 pontos. Já nacionalmente, o índice do Brasil caiu novamente, apontando 44,4 pontos, o que demonstra falta de confiança do empresariado.
As condições atuais das empresas do Maranhão recuaram em relação ao último mês do ano passado. Isso ocorreu devido à notória diminuição do índice da construção civil, que saiu de 37,9 pontos e chegou a 34,3 pontos. As condições da economia brasileira e maranhense permaneceram oscilando negativamente, operando em queda e marcando 30,7 e 33,8 pontos, respectivamente.
Apesar disso, as perspectivas do empresariado seguem crescendo, com o índice das expectativas para os próximos seis meses chegando a 55,7 pontos. Tendo em vista os setores, os indicadores de expectativas da construção civil (56,3 pontos) e industrial (55,2 pontos) seguem a mesma tendência de otimismo, apresentando expressivos crescimentos nos últimos meses.
O ICEI é índice é obtido a partir da ponderação dos resultados referentes às Condições Atuais e Expectativas dos empresários em relação à economia brasileira, o Estado e a empresa. O índice varia de 0 a 100. Valores acima dos 50 pontos indicam empresário confiante, abaixo dos 50 pontos indicam pessimismo.