Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Confiança do empresário estabiliza no início de 2015


Data: 3 de fevereiro de 2015
Crédito: Coordenadoria de Comunicação e Eventos

São Luís – O Índice de Confiança do Empresá­rio Industrial do Maranhão (ICEI-MA), elaborado mensalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), apresentou um leve crescimento em janeiro de 2015.

Em relação ao mês de dezembro de 2014, o índice cresceu 1,1 pontos, marcando 49,9 pontos e denotando estabilidade na confiança dos empre­sários maranhenses. Segundo o estudo, os indicadores tomados setorialmente também se elevaram em comparação aos do mês anterior. O da construção civil, por exemplo, atingiu 49 pontos. Já os da indústria extrativa e de transfor­mação alcançaram o patamar dos 50,5 pontos.

Considerando o tamanho das empresas, tanto as de pequeno porte (52,3 pontos) quanto as de médio e grande portes (49,3 pontos) demons­traram continuidade na estabilização da confiança.

No âmbito do Nordeste, a pesquisa apontou que o indicador continua estável, ao marcar 48,1 pontos. Já nacionalmente, o índice do Brasil caiu novamente, apontando 44,4 pontos, o que demonstra falta de confiança do empresariado.

As condições atuais das em­presas do Maranhão recuaram em relação ao último mês do ano pas­sado. Isso ocorreu devido à notória diminuição do índice da construção civil, que saiu de 37,9 pontos e che­gou a 34,3 pontos. As condições da economia brasileira e maranhense permaneceram oscilando nega­tivamente, operando em queda e marcando 30,7 e 33,8 pontos, respectivamente.

Apesar disso, as perspectivas do empresariado se­guem crescendo, com o índice das expectativas para os próximos seis meses chegando a 55,7 pontos. Tendo em vista os setores, os indi­cadores de expectativas da constru­ção civil (56,3 pontos) e industrial (55,2 pontos) seguem a mesma tendência de otimismo, apresen­tando expressivos crescimentos nos últimos meses.

O ICEI é índice é obtido a partir da ponderação dos resultados referentes às Condições Atuais e Expectativas dos empresários em relação à economia brasileira, o Estado e a empresa. O índice varia de 0 a 100. Valores acima dos 50 pontos indicam empresário confiante, abaixo dos 50 pontos indicam pessimismo.

 

 

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste