Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Apesar do baixo volume de produção, crescem expectativas da indústria


Data: 13 de abril de 2015
Crédito: Coordenadoria de Comunicação e Eventos/FIEMA

São Luís – O volume de produção das empresas industriais, em fevereiro, voltou a figurar acima do patamar dos 40 pontos, marcando 42,5. Ainda assim, o indicador sinaliza produção abaixo do ideal.

Os dados são da Sondagem Industrial do Maranhão, estudo elaborado no período de 2 a 11 de março, pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e que revela a percepção dos empresários sobre o desempenho da produção, do emprego, dos estoques e da utilização da capacidade instalada da indústria.

Segundo a pesquisa, a pequena retomada se deu devido ao aumento da produção das médias e grandes indústrias, que cresceram 4,6 pontos em relação a janeiro, chegando aos 44,6. No sentido contrário se situaram as pequenas indústrias, que tiveram seu volume de produção se retraindo em 1,4 pontos e marcando 38,4 pontos.

Tendo como referência os cenários nacional e regional, a pesquisa da FIEMA apontou que os índices de volume de produção de ambos permaneceram com uma tendência recessiva, com o do Brasil marcando 40,1 pontos e o do Nordeste, 41,7.

Já os indicadores que medem a utilização da capacidade instalada das indústrias seguiram o ritmo do mês passado e continuaram caindo. A UCI efetiva-usual chegou aos 37,8 pontos representando 61% de utilização da estrutura produtiva. Os estoques planejados permaneceram crescendo e no mês de fevereiro, marcaram 53,6 pontos, com a sua evolução, no geral, alcançando 53,3.

No entanto, no que se refere às expectativas para os próximos seis meses, os indicadores continuam em franca expansão. A

expectativa pela demanda da produção atingiu 54,6 pontos, convergindo com o indicador de compra de matérias-primas, que se elevou em 4,5 pontos, marcando 51,2.

De acordo com o estudo, o resultado das expectativas dos empresários demonstra que já se inicia um tímido processo de recuperação da confiança do empresariado industrial do Maranhão.

Sondagem – Em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Sondagem Industrial do Maranhão é elaborada mensalmente pela FIEMA com indústrias dos segmentos de Alimentos, Vestuário, Couros, Derivados do petróleo, Biocombustíveis, Química, Limpeza e perfumaria, Plásticos, Minerais não metálicos, Metalurgia, Produtos de metal, Veículos automotores, Móveis, Manutenção, Reparação e Instalação de Máquinas e Equipamentos.

 

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste