SÃO LUÍS – Comemorado no dia 25 de maio, o Dia Nacional da Indústria foi celebrado pelo Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e FIEMA) no Maranhão com visitas técnicas a duas indústrias de bebidas na capital, a Psiu e AMBEV. Cerca de 70 colaboradores do Sistema FIEMA juntamente com o superintendente da Federação, Albertino Leal, puderam conhecer melhor as duas indústrias e suas linhas de produção.
Pela manhã, a visita ocorreu na fábrica Psiu, empresa maranhense com 15 anos de existência na fabricação de bebidas. Os funcionários foram recepcionados com um café da manhã, depois assistiram ao vídeo institucional e conheceram a história da Psiu - indústria que fabrica 44 produtos, possui três linhas de produção, conta com 1.200 colaboradores, diretos e indiretos, e distribui refrigerantes, água, sucos e energéticos em 175 municípios maranhenses.
“É uma honra receber vocês aqui na Psiu e comemorar o Dia da Indústria mostrando como nossos produtos são fabricados”, falou Ana Barbosa, gerente de Gente e Pessoas da indústria. Em seguida houve a visita técnica, onde os funcionários do Sistema FIEMA conheceram como é realizado o processo de produção de refrigerantes (do sopro das embalagens, rotulação, envasamento dos pets, colocação das tampas nas garrafas até o lacre das caixas de bebidas).
Edimar Assis, diretor de Vendas da Psiu no interior, frisou que no momento de crise a indústria inovou e adquiriu uma nova
máquina, com o investimento de R$ 7 milhões. “Nossa meta é produzir 1 milhão de caixas de bebidas ao mês e abastecer todos os municípios do Maranhão. É um grande desafio e estamos empenhados para alcançá-lo”, declarou. A Psiu conta ainda com novo centro de Distribuição em Imperatriz, inaugurado há 6 meses, que abastece Açailândia, Porto Franco e Estreito.
De acordo com o superintendente da FIEMA, Albertino Leal, a realização de visitas técnicas no dia da Indústria reforça a integração do Sistema FIEMA com os investimentos locais. “Hoje pudemos conhecer duas empresas de bebidas, que apesar de ser período de crise para alguns setores, elas são indústrias que crescem nesse momento delicado no país e investem fortemente em equipamentos para a melhoria do processo de fabricação. Indústrias que acreditam em investir no Maranhão e com isso, geram emprego e renda”, afirmou.
Para a analista da área de Gestão de Pessoas do Sistema FIEMA, Evanda Borralho, que participou da visita técnica, o momento foi muito produtivo e aproximou, ainda mais, colaboradores e indústria. “Aproveitamos para conhecer e atualizar informações sobre o nosso cliente e coletamos dados que levaremos à FIEMA para compartilhar com nossos colegas de trabalho”, afirmou.
AMBEV - Pela tarde, outro grupo de funcionários se deslocou para a empresa Ambev. Na fábrica, foram recebidos pelo engenheiro de instrumentação e automação, Leonardo Matos, que apresentou as quatro linhas de produção de bebidas aos visitantes, além de contar a história da Ambev. “A empresa foi inaugurada em 19 de setembro de 1991 e tem 663 funcionários diretos”, expôs o engenheiro. Leonardo também agradeceu a visita pelo Dia da Indústria.
“É um momento muito importante de integração do Sistema FIEMA, pudemos conhecer, na prática, o funcionamento de uma fábrica de bebidas. A experiência também é válida para compartilhar em sala de aula”, comentou o instrutor do Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI Raimundo Franco Teixeira, Clemilton Oliveira de Sousa.
EXPOINDÚSTRIA – Nas visitas, o superintendente da FIEMA, Albertino Leal, reforçou a importância de conhecer e divulgar o que é produzido pela indústria no Maranhão. “Nossa indústria tem produzido muita coisa boa e nem sempre quem mora no nosso estado tem a oportunidade de conhecer”, ressaltou o gestor, lembrando que em setembro deste ano, o Sistema FIEMA promoverá, pela primeira vez, a Expo Indústria Maranhão, uma vitrine dos produtos maranhenses.
“Será uma feira voltada para indústria, cujo objetivo é apresentar a diversidade do parque industrial maranhense, como
forma de proporcionar um ambiente propício ao desenvolvimento de novos negócios”, frisou.
A Expo Indústria Maranhão será realizada de 23 a 25 de setembro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. Serão dois eventos em um: a Feira – para promoção da indústria, disseminação de novas tecnologias e aproximação das empresas industriais com o consumidor; e o Seminário, com a presença de importantes palestrantes do cenário nacional. A expectativa de público é de 20 mil pessoas, entre empresários, consumidores, fornecedores e visitantes em geral.
VOCÊ SABIA? - O Dia da Indústria é comemorado no dia 25 de maio em memória de Roberto Simonsen, patrono da indústria nacional, que faleceu em 25 de maio de 1948. Roberto Simonsen foi um engenheiro, industrial, administrador, professor, historiador e político, além de membro da Academia Brasileira de Letras.
Mais de 40 funcionários do Sistema FIEMA visitaram a indústria de bebidas Ambev no Dia da Indústria
Visitas técnicas fizeram parte das comemorações do dia da indústria
Acompanhados do superintendente da FIEMA, Albertino Leal, funcionários conheceram as linhas produção de refrigerantes, sucos e água da Psiu
Engenheiro da Ambev apresentou as linhas de produção da indústria aos visitantes do Sistema FIEMA - SESI, SENAI e IEL