SÃO LUÍS - A Cidade Universitária-Campus Bacanga (UFMA) foi, mais uma vez, a praça da cidadania e da responsabilidade social, com a realização da 22ª edição do Ação Global que, neste ano, teve como tema Qualidade de Vida. O evento, que é uma realização do Serviço Social da Indústria (SESI-MA) e Rede Globo/TV Mirante, contou com o reforço de 3.200 voluntários, que doaram um pouco do seu tempo para contribuir com aquilo que sabem fazer, como é o caso dos estudantes de Odontologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Exercendo a solidariedade, a universitária Iara Fonseca Carvalho Silva, que faz parte da Liga de Diagnóstico do curso de Odontologia da UFMA, é iniciante na prática do voluntariado. Mesmo tímida ao falar, para ela o que conta é o desejo de ajudar e o prazer de se sentir útil.
“É um trabalho que exige compromisso. Lidamos com crianças, jovens, adultos e idosos, todos carentes de informação e, principalmente, de atenção. Estar aqui faz toda a diferença”, explica a voluntária Iara.
Cerca de 15 alunos das Ligas de Diagnóstico e Odontologia Preventiva do curso de Odontologia da UFMA participam da ação com informações sobre o câncer preventivo de boca, serviço que é novidade este ano.
O câncer bucal é uma doença grave que pode levar à morte se não for diagnosticada e tratada em seu estado inicial. Entre
60 e 80% das lesões são reconhecidas no estágio avançado, por isso o autoexame e as visitas periódicas ao dentista são muito importantes.
Outro serviço que é oferecido é a doação de próteses mamárias, utilizadas nas mulheres que realizam mastectomia após um câncer de mama. São próteses de tecido, que colocadas no sutiã, devolvem à mulher um pouco daquilo que o câncer tirou. A ação é uma iniciativa da Associação das Senhoras de Rotarianos.
Para a presidente da entidade, Maria Luiza Pires Sales, que também é coordenadora do grupo de próteses mamárias e está envolvida com a causa há mais de 10 anos, a emoção toma conta ao falar do trabalho e das 91 próteses distribuídas durante o Ação Global.
“As mulheres chegam aqui utilizando toalhas e até sacos plásticos para preencher o vazio gerado pela mastectomia. Nosso trabalho é feito com muito carinho e amor para devolver a autoestima delas. Poder contribuir para a mudança de vida de tantas mulheres nos fortalece enquanto cidadãs”, comenta ela.
Já a assistente social, Juliana Salazar, e a pedagoga, Violeta Uchôa, ambas da Coordenação de Educação para o Trânsito do Detran-MA, fizeram a alegria da criançada ao distribuir desenhos educativos sobre o trânsito. Com pincéis e tintas em mãos, o pequeno Ícaro Ravi, 5, aprendeu, de forma lúdica, como atravessar a faixa de pedestre e o papel do guarda de trânsito.
Para a assistente social, Juliana Salazar, ser voluntário nada mais é do que doar tempo, energia e talento. “Em troca ganhamos a convivência com outras pessoas, aprendemos coisas novas e, o mais importante, a satisfação de nos sentirmos úteis”, destaca.
A presidente da Associação das Senhoras de Rotarianos, Maria Luiza Sales, entre a tesoureira Maria Ester Bernardes e a secretária Izabel Porfíria
Alunos do curso de Odontologia da UFMA explicam sobre o câncer bucal
Crianças participam de atividade lúdica sobre os cuidados no trânsito com as voluntárias do Detran-MA