Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Ação social levará serviços gratuitos a trabalhadores da construção civil no sábado


Data: 21 de agosto de 2015
Crédito: Ascom/Sinduscon

SÃO LUÍS - Trabalhadores da construção civil e seus familiares terão o sábado, 22 de agosto, para cuidar da saúde e resolver pendências na área de cidadania durante o Dia Nacional da Construção Social 2015 (DNCS), que ocorrerá das 8h às 17h, na Unidade de Vida Saudável SESI Clube Araçagi. A ação social será realizada simultaneamente em 34 cidades do país sob a coordenação do Fórum de Ação Social da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (FASC/CBIC) e em São Luís é promovida  pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA) e FIEMA/SESI-MA com apoio do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Luís (Sindconstrucivil) e diversos parceiros. Algumas das novidades da ação são o sorteio entre os trabalhadores de um consórcio de moto com a primeira mensalidade já paga e realização de exames nas áreas de dermatologia e de nutrologia, que auxilia na prevenção de doenças cardiometabólicas.   

Nesta semana, equipes do Sinduscon-MA  com o ator Josimael Costa percorreram canteiros de obras de São Luís convidando trabalhadores para participarem da ação social, informando a eles a importância e as atrações do evento.           

Durante todo o dia, os trabalhadores da construção civil e seus familiares terão acesso também a serviços de clínico geral, pediatria, oftalmologia, odontologia (consulta e limpeza), coleta de material ginecológico para exames preventivos oferecidos pelo Hospital Aldenora Bello,  vacinação, Circuito Saúde (verificação de pressão arterial, teste de glicemia, verificação de peso e altura e orientação nutricional, haverá a unidade móvel do SESI Cozinha Brasil com oficinas de aproveitamento integral do alimentos e orientações em saúde bucal, com aplicação de flúor. 

Quem for à Unidade de Vida Saudável SESI Clube Araçagi terá oportunidade, por exemplo, de se consultar com um nutrologista e se submeter ao exame não invasivo que auxilia na prevenção de várias doenças cardiometabólicas (cardiovasculares, diabetes e obesidade), por meio do ES Complex, equipamento de tecnologia avançada utilizado para prevenção e identificação de problemas cardiometabólicos e ainda fazer exames dermatológicos.

O evento terá ainda diversos serviços, gratuitamente, nas áreas de cidadania, educação, lazer e qualidade de vida.   O tema neste ano é  “Jovem – Quer mudar o mundo?: mãos à obra” e o objetivo é incentivar as novas gerações a participarem mais ativamente das ações de melhoria e desenvolvimento das cidades.

Em cidadania, os trabalhadores da construção civil e seus familiares terão disponíveis serviços de emissão de documentos como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e CPF; orientação da Caixa Econômica Federal sobre FGTS, PIS, Cartão do Cidadão e Habitação. Na área de educação, haverá oficinas e ações de incentivo à leitura por meio do BiblioSesc, cursos de panificação e vestuário e outras. Como incentivo à maior qualidade de vida, haverá ações nos segmentos da beleza (limpeza de pele, corte de cabelo, escova, oficina de maquiagem, design de sobrancelha); pintura de pele, apresentação de danças, como zumba; festival de talentos musicais, atividades recreativas e esportivas.    

Adesão - Para o presidente da CBIC, José Carlos Martins, apesar das dificuldades na economia, que impactam negativamente o desempenho da indústria da construção, a CBIC conseguiu mais uma vez uma forte adesão dos empresários da construção em todo o País. “Criar uma nova perspectiva para os jovens trabalhadores, ou filhos de trabalhadores, se torna a partir de agora uma missão para todos nós, empresários da construção e do mercado imobiliário. Como empreendedores, estamos sempre otimistas em relação ao futuro. Confiamos na capacidade do País de se recuperar das atuais adversidades e vislumbramos, em um prazo não muito longo, dias melhores para todos os brasileiros”, afirma  Martins.

De acordo com o presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, é importante a participação de todos – empresas e trabalhadores -, pois a ação social é também um momento de integração entre o segmento. “Este é o momento de unirmos forças em prol da construção civil. É um período de crise, mas que podemos atravessá-lo da melhor forma possível, buscando formas de garantir maior produtividade e crescimento do segmento e a valorização do trabalhador é uma das formas de obtermos isso, pois com  a saúde em dia, ele terá melhor qualidade de vida e se sentirá mais valorizado”, completa Nahuz.

No ano passado, o DNCS em São Luís teve a participação de 2.157 trabalhadores e familiares e foram realizados 12.925 atendimentos nas áreas de saúde, educação, cidadania, lazer, qualidade de vida, cultura e outras. Houve também distribuição de brindes, doados por diversas entidades e empresas do segmento da construção civil. 

SERVIÇOS OFERECIDOS

1- SAÚDE - Clínica médica (pediatria, clínico geral, oftalmologia, dermatologia, odontologia); Coleta de material ginecológico para prevenção do câncer; imunização; educação em Saúde; Farmácia Básica, Circuito Saúde, Massagem; atendimento em fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição e enfermagem; primeiros socorros.

2- CIDADANIA – Emissão de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e CPF e Certidão de Nascimento; Inscrição para Casamento Comunitário; informações sobre inscrições para o Programa Minha Casa Minha Vida; informações sobre serviços oferecidos pelo INSS, como agendamento, inscrições, consulta de benefícios e vínculos empregatícios; informações sobre serviços oferecidos pelo  Procon-MA; orientação da Caixa Econômica Federal sobre PIS, FGTS, Cartão do Cidadão e Habitação, DETRAN-MA (emissão,  renovação e alteração de CNH; consulta ao RENAVAM, emissão de Nada Consta), CAEMA (negociação de débitos e informações sobre economia de água); Tribunal Regional Eleitoral –TRE (inscrição e transferência eleitora, segunda via, certidão de quitação eleitoral, revisão, cadastramento biométrico e agendamento de recastramento; orientações da Caixa Econômica Federal sobre FGTS, PIS, Cartão do Cidadão e Habitação.

3- EDUCAÇÃO – Oficina de reciclagem em vidro; Programa EcoCemar e Cadastro Tarifa Social de Energia Elétrica (CEMAR); Bibliosesc (rodas de leitura, contação de histórias, consultas literárias); distribuição de mudas de plantas;

4- CULTURA – Apresentação do espetáculo teatral Cacem, do Grupo de Capoeira Izalberto, da Capoeira Marabaiano, do Boi de Maracanã e de banda musical; Show de Talentos Humberto Maracanã;  sorteio de brindes e de um consórcio de moto com a primeira prestação paga.

 

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste