SÃO LUÍS – O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) divulgou os vencedores da edição 2015 do Prêmio IEL de Estágio – Etapa Regional. Os ganhadores foram anunciados durante a comemoração dos 45 anos do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), solenidade que reuniu a classe empresarial, autoridades e estudantes em um concorrido evento na Casa da Indústria Albano Franco, sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA). O Prêmio IEL de Estágio reconhece as boas práticas e experiências de estágio realizadas no Maranhão, por empresas cujos contratos se encontram vigentes com o Instituto.
As instituições de ensino maranhenses - Pitágoras, Instituto de Enfermagem Florence Nightingale e Centro de Ensino Médio e Profissionalizante do Maranhão (CEMP-MA), a empresa Vanni Serviços Contábeis, e três estagiários do SENAI-MA - Alliot Pereira Alves dos Santos (1º lugar), Muriel Cavalcante Mendes (2º lugar) e Karla Luciana do Nascimento Almeida (3º lugar) - receberam, respectivamente, premiações nas categorias Instituição de Ensino Destaque – Educação de Nível Superior, Instituição de Ensino Destaque – Educação de Nível Profissional, Empresa Destaque e Estagiário Destaque.
Os que ganharam o primeiro lugar no Prêmio IEL de Estágio – o estagiário Alliot Pereira Alves dos Santos e as instituições CEMP-MA e Pitágoras - estão concorrendo à fase nacional, que ocorrerá em outubro, na cidade de Fortaleza.
Para o presidente da FIEMA e diretor regional do IEL-MA, Edilson Baldez das Neves, o prêmio contribui para o fortalecimento das indústrias locais. “O IEL-MA, através dessas ações, reconhece as melhores práticas de gestão de estágio desenvolvidas pelas empresas e pelas instituições maranhenses, divulga e premia essa atuação, para que sirva de exemplo para as outras instituições. É uma forma de contribuir para o aumento da competitividade das indústrias do nosso estado”.
HOMENAGENS - A noite dos 45 anos do IEL também foi marcada por homenagens a cinco personalidades que contribuíram para o crescimento do IEL no Estado. A primeira a ser reconhecida, foi a Cemar, representada pelo seu diretor de Relações Institucionais José Jorge Leite Soares, que recebeu a ‘Homenagem Indústria’, por ser a empresa com mais tempo de contrato com o IEL-MA.
“Desde o início, a Cemar tem recebido esse suporte do Sistema FIEMA, especialmente do IEL, na capacitação de nossos fornecedores, no encaminhamento de estagiários, tendo um papel muito importante no desenvolvimento da empresa”, revelou o homenageado.
Em seguida, a Homenagem Diretor Executivo foi recebida pelo primeiro diretor executivo do IEL-MA, Luiz Fernando Renner, um dos responsáveis pelo crescimento do Instituto e que tem uma vida dedicada à indústria maranhense.
Também receberam homenagens o administrador de empresas Tadeu Borba (Homenagem Consultor), consultor com maior tempo de atuação no IEL; a colaboradora Maria das Graças Conte Longo (Homenagem Colaborador), administradora com maior tempo de atuação na Instituição e o empresário do ramo de madeira, poeta, escritor e juiz classista Luís Alfredo Netto Guterres (Homenagem Empresário Industrial), um dos fundadores da FIEMA e primeiro superintendente do IEL, representado no ato pelo seu filho, Francisco Perez Soares.
INCLUSÃO - O lançamento do livro digital ‘PSAI Maranhão – As Cores da Inclusão’ ainda fez parte da programação dos 45 anos do Instituto. O livro, cuja publicação teve apoio do IEL-MA, conta a história da qualificação profissional direcionada a pessoas com deficiência realizada pelo SENAI no Estado do Maranhão, e que oportuniza a inclusão dos PcD no mercado de trabalho.
AUTORIDADES - Além dos anfitriões do evento, o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, e o superintendente do IEL, Marco Moura, estiveram presentes à solenidade o secretário de Governo do Município de São Luís, Lula Filho, que representou o prefeito Edvaldo Holanda, os vereadores José Joaquim e Ricardo Diniz, o primeiro vice-presidente da FIEMA, Francisco Sales de Alencar, o segundo vice-presidente da FIEMA, José Orlando Leite Filho, os diretores da FIEMA Ana Rute Mendonça, Francisco Gonçalves, Francisco de Assis Miranda, Francisco Carvalho, Cirilo Arruda, Leopoldo Moraes Rego, Rachid Abdalla, Francisco Rocha, Jair Rosignoli, Antônio Alves Barbosa, Nazareno Andrade, José Raimundo Nunes Sarmento, José Ataíde, Alexandre Ataíde, Raimundo Nonato Gaspar, João Batista Rodrigues, Joanas Alves, João Franco Neto e João Alberto Mota, além do conselheiro emérito da FIEMA, Jorge Mendes, o vice-presidente do Sinduscon-MA, Edmilson Pires, o gerente de Relações Institucionais da Vale, Dorgival Pereira, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas, Fábio Ribeiro, a presidente da Associação Comercial do Maranhão, Luzia Rezende, o presidente da Amasp, João Sampaio Magalhães, o conselheiro do SENAI, Celso Gonçalo, o superintendente da FIEMA, Albertino Leal de Barros Filho e a superintendente regional do SESI, Roseli Ramos.