SÃO LUÍS – O engenheiro civil, Sérgio Castor, passou a vida trabalhando na profissão. Nos últimos anos, se envolveu em um projeto imobiliário em parceria com uma empresa maranhense e resolveu agregar ao seu trabalho, a difícil tarefa de gerir as pessoas dentro do negócio. Segundo ele, identificar líderes e lidar com os funcionários é o maior desafio das empresas atualmente.
“Os recursos humanos, ou seja, as pessoas são o que há de mais importante, de fundamental, para o sucesso das empresas. Por isso buscamos o IEL, através do nosso sindicato (Sinduscon), para fazer um aprimoramento nessa área”, afirmou.
Assim como o engenheiro, mais de 40 gestores de RH de indústrias, empresas e órgãos públicos maranhenses participaram do Conversando com o RH, encontro promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) – entidade do Sistema FIEMA – com a finalidade de promover conhecimento na linha de gestão empresarial, uma das áreas de atuação do Instituto.
“É um desafio recrutar profissionais com perfil para atuar no atual mercado maranhense e adequá-los à realidade das empresas. Como entidade que trabalha para a indústria, o IEL quer aproximar as áreas de RH entre si e criar um ambiente onde elas conversem e interajam, a fim de encontrarem as melhores soluções para lidar com o público interno”, afirmou o superintendente do IEL, Marco Antonio Moura da Silva, que também dirige o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Maranhão (SENAI).
A proposta do projeto inclui, ainda, que as empresas conheçam os produtos e serviços que o Sistema FIEMA dispõe como
suporte, para tornar seus negócios cada vez mais competitivos. “Essa é mais uma atribuição do IEL no Maranhão, que também atua nas linhas de estágio e na educação para executivos”, complementou Moura.
LIDERANÇA - O encontro realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) esta semana, integrou a programação de ações que o IEL-MA definiu para 2015, em comemoração aos 45 anos da entidade no Estado.
Nesta edição, o tema foi liderança, abordado pela consultora empresarial, Renata Costa, especialista em Gestão de Pessoas e Marketing, com formação internacional em Coaching pelo International Association of Coaching Institutes (ICI). “A ideia foi trabalhar a liderança na prática, focando no dia a dia e nas vivências no trabalho, como líderes e liderados, estimulando o autoconhecimento de cada gestor, para que ele encontre a melhor maneira de lidar com as pessoas”, afirmou.
Segundo a consultora, capacitações sobre liderança são muito procuradas pelas empresas atualmente no Maranhão. “O gestor de RH precisa, além de identificar os líderes, perceber nele as características de congregar pessoas, gerenciar equipes, enfim, buscar o perfil de colaborador que promova mudanças dentro do ambiente de trabalho, buscando bons resultados”, ressaltou Renata.
Para a coordenadora de RH do laboratório Inlab, Andrea Miranda, que participou pela primeira vez do Conversando com o RH, o encontro foi muito interessante para trocar experiências com outras empresas maranhenses. “Quem trabalha com RH tem que ter muito ‘jogo de cintura’ para lidar com os desafios que a área apresenta; é preciso estar sempre atualizado e esse momento para troca de conhecimentos é muito importante”, comentou a gestora.
Gestores de RH de indústrias, empresas e órgãos públicos maranhenses participaram do Conversando com o RH promovido pelo IEL-MA
Nadja Bruzaka, assessora técnica do IEL-MA, com a consultora Renata Costa, convidada para ministrar o Conversando com o RH, na sede da FIEMA
A coordenadora de RH, Andrea Miranda, participou pela primeira vez do Conversando com o RH, promovido pelo IEL-MA, na sede da FIEMA