SÃO LUÍS - Rosiel Gomes Nascimento, 20 anos, aluno do curso técnico em Caldeiraria do SENAI-MA, treina oito horas por dia, há 9 meses, para conquistar a tão sonhada vaga na etapa nacional da Olímpiada do Conhecimento, maior torneio de Educação Profissional das Américas. “Treino arduamente com ajuda de um instrutor mediador capacitado, que tem elaborado desafios diversificados, para estimular a realização de atividades práticas. Estou me dedicando bastante e tenho certeza que essa participação vai agregar experiência para minha vida profissional”, disse. Para vencer, Rosiel e os demais 43 competidores do SENAI e do SENAC no Maranhão, terão que executar com perfeição projetos, tarefas e operações similares aos desafios do dia a dia das empresas, sob os olhos atentos de seus avaliadores.
A competição está dividida em quatro fases: escolar, estadual, nacional e mundial (WorldSkills) e, é realizada a cada dois anos, reunindo estudantes dos cursos técnicos, de qualificação e de aprendizagem industrial, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). “A Olímpiada do Conhecimento, além de ser uma grande vitrine de educação profissional, ela mostra para a sociedade o trabalho que o SENAI faz na formação de futuros profissionais da indústria maranhense”, afirmou o diretor regional do SENAI e também superintendente do IEL, Marco Antônio Moura da Silva.
A etapa estadual da Olímpiada do Conhecimento, que tem a correalização do SENAC, será realizada no período de 28 a 31 de outubro, das 8h às 18h, durante o Indústria de Talentos, encontro promovido pelo Sistema FIEMA, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís. A competição tem como objetivo avaliar as competências (conhecimentos, habilidades técnicas, atitudes, valores e emoções, teorias e práticas), consideradas essenciais para um profissional adentrar ao mercado de trabalho, além de valorizar os profissionais de cursos técnicos que tem oportunidades de emprego rentável e fazem a indústria funcionar cada vez mais eficiente e eficaz.
Um exemplo disso é o profissional técnico em Caldeiraria, ocupação na qual o Rosiel Nascimento irá competir. O profissional desta área executa projetos de criação, fabricação, manutenção, montagem e desmontagem de dutos, peças, estruturas metálicas, tubulações em materiais ferrosos e não ferrosos. Além disso, opera cortes manuais em chapas e perfis, e desenvolve atividades também na área de soldagem, seguindo os planos e os projetos técnicos das empresas.
Segundo o instrutor do SENAI responsável pelo treinamento dos competidores de Caldeiraria, Ronald Santos, “o curso técnico não exclui a graduação, e sim, contribui com um embasamento teórico-prático, como é o caso de Rosiel Nascimento, que escolheu o curso de Engenharia Mecânica, depois que iniciou o curso de caldeiraria no SENAI-MA, chegando mais preparado na universidade”.
No Maranhão, 38 competidores dos Centros de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI em São Luís, Bacabal, Caxias, Imperatriz, Açailândia e Balsas e 6 competidores do SENAC, vão disputar a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, em 18 ocupações técnicas, sendo 3 delas destinadas a Pessoas com Deficiência (PcD) – Panificação, Costura e Tecnologia da Informação.
Os competidores maranhenses irão competir nas seguintes ocupações da indústria - Soldagem, Caldeiraria, Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, Construção em Alvenaria, Gestão de Sistemas de Redes TI, Tecnologia da Informação – PcD, Soluções de Software para Negócios, Web Design, Movelaria, Panificação Convencional, Panificação – Síndrome de Down e, pela primeira vez as ocupações de Construção de Estruturas Metálicas, Carpintaria de Telhados, Costura – PcD, Segurança do Trabalho e Desenho Mecânico em CAD. Além das do comércio, Cozinha e Serviços de Restaurante.
A etapa estadual da Olímpiada do Conhecimento conta com a parceria das empresas industriais MEMPs Estruturas Metálicas, Olívio J. Fonseca, Salenro, D6 Móveis e Gusa do Nordeste, além dos sindicatos SINDVEST, SINDUSCON, que disponibilizam equipamentos e fornecem materiais para serem usados durante a fase de preparação dos competidores.
Serão classificados para etapa nacional os competidores que conseguirem obter a nota mínima exigida no regulamento da competição, durante a execução das provas de projetos testes. Já para a etapa internacional (WorldSkills), serão classificados os que alcançarem o nível exigido na etapa nacional. Neste ano, a delegação brasileira alcançou o lugar mais alto no pódio, durante o WorldSkills, realizado no Brasil, com recorde histórico ao conquistar 27 medalhas: 11 de ouro, 10 de prata, 6 de bronze e 18 certificados de excelência, seguido da Coreia do Sul, França, Japão e China. Resultado de melhor desempenho do Brasil, desde que começou a participar da competição em 1983.
O Indústria de Talentos vai reunir outras ações como: etapa estadual do Inova SENAI, Festival de Robótica, 9º Encontro Maranhense de Estágio, Grand Prix SENAI de Inovação, 2ª Feira de Profissões para a Indústria e Espaço SESI Cultura.
EXPO INDÚSTRIA - O Indústria de Talentos será realizado no mesmo período que a Expo Indústria Maranhão, feira também promovida pelo Sistema FIEMA. A Expo tem o objetivo de apresentar a diversidade do parque industrial maranhense, como forma de proporcionar um ambiente propício ao desenvolvimento de novos negócios. O evento tem como correalizadores o Sebrae no Maranhão e o Governo do Estado. As duas ações são consideradas os maiores eventos da indústria maranhense, promovidas pelo Sistema FIEMA – SESI, SENAI, FIEMA e IEL.
QUADRO
Número de competidores:
44, sendo 38 do SENAI e 6 do SENAC
Ocupações: Total 18, sendo 16 da indústria e 2 do comércio.
Ocupação da indústria (16)
1. Soldagem,
2. Caldeiraria,
3. Aplicação de Revestimentos Cerâmicos,
4. Construção em Alvenaria,
5. Gestão de Sistemas de Redes TI,
6. Tecnologia da Informação – PcD,
7. Soluções de Software para Negócios,
8. Web Design,
9. Movelaria,
10. Panificação Convencional,
11. Panificação – Síndrome de Down,
12. Construção de Estruturas Metálicas,
13. Carpintaria de Telhados,
14. Costura – PcD,
15. Segurança do Trabalho,
16. Desenho Mecânico em CAD.
Ocupações do Comércio (2)
1. Cozinha,
2. Serviços de Restaurante.