SÃO LUÍS - A Arena da Indústria, ação integrada da Expo Indústria Maranhão, apresentou nesta primeira noite de abertura de debates, painéis econômicos voltados para empresários no maior evento da indústria maranhense. Com realização do Sistema FIEMA e correalização do Governo do Estado e Sebrae do Maranhão, a exposição quer fomentar a diversidade do setor industrial e estimular a realização de novos negócios. O evento que começou nesta quarta-feira (28) vai até 31 de outubro, no Multicenter Sebrae.
Com oferecimento da Vale e Caixa, e mediação do coordenador Unimercado do Sistema FIEMA, Laércio de Sousa Júnior, empresas como Vale, SESI, Suzano, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI) participaram do primeiro painel, que abordou a Indústria Competitiva, com ênfase para a importância do desenvolvimento de fornecedores; processo de cadastro de fornecedores na Vale; Soluções BB; planejamento estratégico para competitividade nas organizações, portfólio tecnológico e soluções SESI: segurança e saúde no trabalho. Para o coordenador de suprimentos da Vale, Bruno Cintra, iniciativas como as promovidas pelo Sistema FIEMA são de fundamental importância para o estado.
Já o coordenador de suprimentos da Suzano, Eduardo Cintra, falou da satisfação do trabalho que realiza em parceria com o Sistema FIEMA. “Não fazemos nada sozinho. Temos uma ligação muito forte a FIEMA e desenvolvemos ações em São Luís, Açailândia, Imperatriz e Santa Inês. Esse trabalho consiste na capacitação e oferta de ferramentas para fornecedores. Quanto mais forte nossos fornecedores estiverem, mais geração de riqueza para o nosso estado”, afirmou.
Sobre a cadeia produtiva do estado, o gerente de mercado do Banco do Brasil, Thiago Santos, foi categórico em dizer elas são importantes para tornar as empresas mais competitivas e para isso é necessário que as indústrias invistam em consultoria financeira e linhas de créditos. “Quando se fala em indústria competitiva, não se pode deixar de falar em investimento e o BB é o principal banco para dar apoio às indústrias em desenvolvimento. Trabalhamos com as principais linhas de credito como o BNDES, subsidiário do governo federal, e linhas de créditos próprios direcionados para este tipo de financiamento. Então, para uma indústria se tornar competitiva ela precisa de financiamento de crédito” enfatizou.
O público marcou presença e lotou a arena temática da Expo indústria Maranhão. O estudante de logística da faculdade Pitágoras, Gésio Júnior, elogiou o evento. “O evento é maravilhoso para nós estudantes da área de logística. Foi muito válido o encontro”, declarou.
Durante os dias 28 a 31 de outubro, no Multicenter Sebrae, em São Luís, a Arena Temática estará aberta ao público, dentro da Expo Indústria Maranhão, voltada para os empresários que buscam apresentar a diversidade do setor industrial do estado.