SÃO LUÍS - A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) realizou mais uma Rodada de Negócios, no dia 25 de novembro, em São Luís, para cadastro de fornecedores para as unidades do SESI, SENAI, FIEMA e IEL. A ação organizada pelo Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) reuniu mais de 70 pessoas com o total de 65 empresas que podem se tornar fornecedoras do Sistema.
Na ação, foram apresentadas 45 demandas para aquisição de produtos e contratação de serviços, que vão desde a compra de materiais de escritório, materiais elétricos, contração de serviço de buffet até serviços de engenharia para o ano de 2016.
As empresas participantes da Rodada de Negócios tiveram acesso às regras de contração do Sistema FIEMA e puderam conhecer o PDF, programa mantido pelas empresas Alumar, Cemar, Eneva, Solar e Vale, e gerido pela FIEMA para o fortalecimento e melhoria do sistema de gestão dos fornecedores locais.
“Está é a quinta Rodada de Negócios do Sistema FIEMA realizada neste ano para prospectar fornecedores que poderão atender as necessidades das nossas entidades. Isso é importante para a Federação, pois facilita e agiliza o atendimento, e para os fornecedores locais cria mais uma oportunidade de negócios”, destacou, Carlos Jorge Taborda Macedo, coordenador do setor de Suprimentos do Sistema Fiema.
Os fornecedores puderam fazer seu cadastro com equipes do setor de suprimentos. “A Rodada de Negócios tem atendido nossas necessidades, principalmente nesse momento difícil. Aqui é um ambiente favorável a novos negócios, a gente tanto compra como vende, conheci novos empresários e tenho expectativa de atender o Sistema e outras empresas”, contou a empresária Diógenes Santos, da Norte Box.
Edson Yochitake, diretor técnico da empresa Tecnologia em Segurança Eletrônica, disse que essa foi uma oportunidade impar. “Estou contente em participar dessa Rodada, pois a segmentação da minha empresa é sempre buscada em outros estados e agora tenho a oportunidade de apresentar meus serviços para a FIEMA”, disse.
Para José Augusto Rodrigues Oliveira, coordenador do PDF, a Rodada de Negócios é uma das ações do Programa para gerar oportunidades de negócios aos fornecedores locais. “Tivemos mais um momento oportuno para as empresas locais atenderem as necessidades do Sistema FIEMA. Neste ano realizamos outras Rodadas de Negócios nos municípios de Açailândia, Bacabal, Caxias e Imperatriz para conhecermos fornecedores desses municípios, ações de fundamental importância para as compras regionais do Sistema”, afirmou.
Guia industrial – Na Rodada de Negócios os empresários puderam conhecer e adquirir o Guia Industrial do Maranhão. Catálogo que reúne mais de 9 mil indústrias e é considerado uma ferramenta de fundamental importância para as empresas e para a sociedade maranhense, por ser fonte de pesquisa para prospecção de novos negócios e, também por servir como subsidio para elaboração de diagnósticos do potencial produtivo do estado.
Demandas – Na ação foram apresentadas as demandas de compra para material elétrico de baixa e alta tensão; material hidráulico (tubos, conexões), mobiliário para escritório (estações de trabalho, mesas de reunião, cadeiras, armários, gaveteiros), mobiliar escolar, móveis projetados io, mesas e cadeiras de plástico, equipamentos de Proteção Individual – EPIs, equipamentos e materiais de informática (desktop, notebook, impressora, monitor, toner), materiais esportivos (bolas, troféus, medalhas), brindes (canetas, agendas, bonés, sacolas), materiais de limpeza, instrumentos musicais, gêneros alimentícios, confecções e vestuários (camisetas para eventos, equipagens, uniforme escolar), alimentação (fornecimento de quentinha), material de escritório, eletroeletrônicos (TV, microondas, sistema de som, microfone, frigobar, DVD, geladeira), materiais para confecção e vestuário (tecidos, agulha, linha, botões), materiais de cerâmica (tijolos, telhas, blocos cerâmicos), materiais de construção, materiais de pintura, materiais de telefonia, materiais de marcenaria, ferragens e ferramentas e materiais odontológicos. Também a demanda de contratação de serviços para manutenção de sistemas de refrigeração, manutenção de instalações elétricas, locação de veículos leves, locação de materiais e equipamentos para eventos (sonorização, iluminação, banheiro químico, disciplinador, gerador de energia, palco, serviços de cerimonial, serviços de buffet, organização de eventos, serviços de limpeza predial, serviços de vigilância, serviços de gestão de frota, serviços gráficos , serviços de comunicação visual (outdoor, busdoor, backbus), manutenção de veículos, manutenção de equipamentos de panificação e manutenção de equipamentos industriais. E ainda demanda de serviços de engenharia como manutenção e reforma predial e construção de edificações.