Às vésperas da histórica decisão a ser tomada pela Câmara dos Deputados neste final de semana, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) vem manifestar sua convicção de que os representantes da nossa sociedade no legislativo federal saberão encontrar a melhor solução para a grave crise política e econômica que o país atravessa.
É preciso iniciar uma nova fase para o Brasil, com ou sem impeachment! Não podemos admitir que as divergências entre a presidente de República e o presidente da Câmara prejudiquem toda a população.
O Brasil é uma democracia amadurecida, nossas instituições estão consolidadas e temos uma Constituição Nacional vigente e respeitada. Nesse contexto, temos um rito do procedimento de impeachment definido pelo Supremo Tribunal Federal com regras claras para avaliar a pertinência ou não do afastamento da presidente da República. Também são legítimas todas e quaisquer manifestações que sejam pacíficas e não prejudiquem os serviços básicos à população, como o transporte e segurança.
Em uma sociedade madura, é esperado que o espírito público guie os governantes e lideres em suas ações, que limites sejam respeitados e que o bom senso prevaleça sobre qualquer diferença de ideais. Entretanto, percebemos que no Brasil os limites estão sendo ultrapassados por alguns representantes e grupos ligados aos poderes executivo e legislativo federais, provocando graves consequências a toda população.
A responsabilidade é compartilhada e sentida por todos. Nosso país não pode retroceder. Precisamos exigir que nossas lideranças estabeleçam limites éticos e responsáveis diante desses embates. O Brasil precisa trabalhar e produzir, pois as contas não vão parar de chegar. É necessário restabelecer as condições indispensáveis para o retorno do desenvolvimento produtivo e emprego. Todos devem fazer sua parte, a crise política deve ser encarada de frente e resolvida à luz da legalidade e do bom senso.
Edilson Baldez das Neves
Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão - FIEMA