IMPERATRIZ- Você já ouviu falar em alimentos seguros? Alimentos seguros são aqueles que não provocam doenças ou qualquer tipo de reação a quem os consomem. Com o objetivo de alertar para a qualidade, higiene, produção confiável e segura dos alimentos, o sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Imperatriz (Sinpancimp), em parceria com a Vigilância Sanitária, reuniu proprietários e colaboradores do setor de panificação, em uma palestra sobre Boas Práticas no Manuseio de Alimentos realizada no auditório da FIEMA.
“Esse é um dos temas de grande relevância para o setor de alimentos, pois possibilita a atuação em um ambiente com máxima qualidade, o que permite um retorno favorável à imagem e ao produto das padarias, mas, principalmente, ao nosso cliente. Buscamos sempre essa interação com o objetivo de levar informações, e essa ação trouxe alerta quanto aos riscos da falta das boas práticas nesse tipo de manipulação, preocupação constante do Sindicato.”, pontuou o presidente do Sinpancimp, Joanas Alves.
Durante a palestra, a nutricionista e chefe do Núcleo de Alimentos da Vigilância Sanitária, Wilamar Dantas, destacou os conceitos de higiene e saúde dos manipuladores, controle da água, higiene dos alimentos, equipamentos, móveis e utensílios, recebimento, armazenamento, transporte e sobra dos alimentos, bem como a postura adequada que deve ser adotada pelo colaborador no seu local de trabalho.
Segundo a palestrante, momentos como esse são essenciais para garantir a eficiência do trabalho dos panificadores e da vigilância sanitária. “Esse é um momento ímpar, pois faz parte de um dos objetivos principais da vigilância que é o de esclarecer, levar informação para esse tipo de setor, o da alimentação. Parabenizamos o sindicato por essa iniciativa e espero poder realizar mais momentos como esse, com a participação expressiva dos proprietários das panificadoras”, afirma Wilamar Dantas.
Proprietário de uma panificadora, integrante do sindicato, Fernando Oliveira, trabalha há 4 anos no setor e afirma que momentos como esses são válidos para demonstrar as atitudes corretas e garantir um diferencial no mercado. “Foi um momento proveitoso, houve muita interação do público que esteve presente, o que enriqueceu o momento. São coisas simples, mas que futuramente fazem uma diferença grande para minimizar o desperdício e melhorar sempre com a finalidade de garantir aos clientes alimentos confiáveis e seguros”.