Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Gestão de resíduos da indústria automotiva será discutida em Seminário na FIEMA


Data: 20 de maio de 2016
Crédito: Coordenadoria de Comunicação e Eventos

SÃO LUÍS - O Sindicato da Indústria Reparadora de Veículos e Acessórios do Estado do Maranhão (Sindirepa-MA), entidade filiada à Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), promove nesta quinta-feira (19/05), o “II Seminário da Indústria de Reparação Automotiva - Licenciamento Ambiental, Padronização e Adequação”. O evento terá início às 18h30, no auditório Alberto Abdalla, sede da FIEMA, e tem como tema principal a gestão e o descarte correto dos resíduos oriundos da indústria automotiva no Maranhão. As inscrições são gratuitas.

A iniciativa visa proporcionar às empresas do setor a otimização da gestão de seus resíduos, com o descarte ambientalmente correto dos materiais inservíveis, uma vez que alguns deles são perigosos, a exemplo do óleo queimado que é retirado dos motores dos veículos. Entretanto, a maior inquietação é com pneus, para-choques, faróis e outras peças, que quando colocados em lixões e locais abertos, acabam se transformando em criadouro do mosquito Aedes Aegpty, transmissor de doenças como a Febre Chikungunya, Zika Vírus e Dengue.

Pensando nisso, será realizado dentro da programação do Seminário, o Lançamento da Cooperativa de Resíduos Industrial e Automotivo do Estado do Maranhão (COOPGERA), que atuará na coleta, segregação e descarte dos resíduos das empresas no Estado do Maranhão.

“É uma forma de contribuirmos para a redução de toneladas de lixo que iriam para os aterros e lixões, trabalhando para que esses resíduos retornem às indústrias de forma reciclada, e sejam inseridos, novamente, na produção de diversos itens e até mesmo de veículos novos”, destacou o presidente do Sindirepa, Antônio Rosa. Segundo ele, a ação também incentiva o uso de produtos remanufaturados. “É utilizar a logística reversa, fazendo o tratamento adequado do produto para que ele volte como um novo, com menos custo para o cliente”.

O tema também será abordado no Seminário com palestras ministradas por especialistas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e das secretarias de Meio Ambiente do Estado e do Município de São Luís (ver programação), além de apresentação de cases de duas empresas do setor instaladas na capital.

As inscrições são gratuitas e devem ser confirmadas na secretaria do SINDIREPA, por meio dos telefones (98) 30821441, 32121857 e 987370412.

PROGRAMAÇÃO

“II Seminário da Indústria de Reparação Automotiva - Licenciamento Ambiental, Padronização e Adequação”.

18h30    Abertura            

19h20    Palavra do Presidente do SINDIREPA - Antônio Rosa

19h40    Palestra: A Legislação aplicada à atividade das empresas de reparação automotiva e documentos para atender os requisitos legais - SEMMAM - Madson Galvão / Rafael Guerreiro

20h00    Palestra: Impactos do Licenciamento Ambiental - Investimentos e mudanças estruturais - SENAI - Benedito Alex Marques

20h20    Palestra: Resíduos Industriais e seus Impactos - SEMA - Diego Matos

20h40    Case de Sucesso: Outra Hidráulica e Só Hidráulico - Empresários

21h00    Apresentação da COOPGERA - Elismar Carvalho / Leonor de Carvalho

21h10    Debate SINDIREPA

             Encerramento 

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste