SÃO LUÍS – Foi adiado para o dia 27 de junho, das 14h às 22h, o curso "Como fazer gestão de SST na era do eSocial?" promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA). O objetivo é contextualizar o que é o eSocial e seus impactos na gestão da Saúde e Segurança no Trabalho (SST) dentro das empresas, bem como demonstrar boas práticas e ações da indústria para elevar a própria competitividade. O PDA é uma iniciativa da CNI, em parceria com a FIEMA e o Sebrae.
Empresários, contadores e profissionais de Recursos Humanos podem participar da capacitação que será realizada na FIEMA. A capacitação busca nivelar informações e transferir conhecimentos a respeito da mudança para a fiscalização eletrônica e será ministrada pelo consultor da CNI, João Carlos Victória, que tem especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, é especialista em Ergonomia, Higiene Ocupacional e Análise de Dados em SST e possui mais de 20 anos de experiência em coordenação e supervisão do desenvolvimento de atividades de SST para empresas industriais.
O curso destacará os pontos de atenção relacionados à gestão de SST para o cumprimento das obrigações previstas, a fim de minimizar riscos de criar passivos trabalhistas e previdenciários. Além disso, alertará as indústrias quanto à necessidade de que as empresas prestadoras de serviços também cumpram os requisitos do eSocial em relação a seus funcionários. "O eSocial, veio para ficar. Então, existem duas opções frente a uma lei: ou a cumprimos, ou não. Se não a cumprirmos, estaremos sujeitos a sanções", explicou o instrutor João Carlos Victória.
Mais informações na coordenação do PDA, pelo telefone (98) 32121840 ou no e-mail pda.fiema@gmail.com.