SÃO LUÍS – Para celebrar o Dia Mundial do Pão, data comemorada neste domingo (16/10), o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de São Luís – Sindipan em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) e os Moinhos Cruzeiro do Sul promove um grande passeio ciclístico a partir das 7h da manhã no Circulo Militar, na Avenida Litorânea.
A ação faz parte de uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP) e do Sindipan que busca valorização do produto, e que em São Luís conta com o apoio e a participação de mais de 40 panificadoras.
O pão ganhou essa data comemorativa desde 2000, quando a União Internacional de Panificadores e Confeiteiros (UIB), sediada em Nova Iorque (EUA), decretou o dia 16 de outubro como Dia Mundial do Pão, como forma de valorizar o produto mais popular do planeta e ressaltar sua contribuição nutritiva para a boa dieta e saúde.
“Existem muitos mitos de que o pão engorda e que deve ser excluído da alimentação. Na verdade o pão é uma excelente fonte de energia, combustível para o cérebro devido à glicose. O segmento da panificação está empenhado em contribuir para o bem-estar e o progresso da sociedade, seja pela prestação de serviços de conveniência, que facilitam a vida do consumidor, seja pelas ações de educação saudável, afirmou Pedro Robson Holanda da Costa, presidente do Sindipan.
A programação do passeio ciclístico que é voltado para os trabalhadores das indústrias de panificação e também para a comunidade em geral inicia às 7h30min com um alongamento e degustação de sucos funcionais produzidos pela equipe da Unidade de Alimentação Saudável do SESI. Às oito horas, acontece a largada do passeio que vai percorrer os 12 km da Avenida Litorânea. Logo em seguida, os participantes podem se exercitar no circuito saúde edas sessões de massagem de relaxamento, uma iniciativa do SESI.
“Nosso objetivo é promover a prática da vida saudável entre os trabalhadores da indústria e melhorar a sua qualidade de vida e nada melhor do que um passeio ciclístico para iniciar e estimular uma prática esportiva!”, destacou a superintendente regional do SESI, Roseli Ramos.
O pão é um dos elementos dos sete grupos alimentares básicos, fundamentais para a saúde e o crescimento. É comum que as pessoas eliminem o pão da dieta quando pretendem emagrecer, mas, sem ele, teriam que comer uma quantidade muito maior de outros alimentos, bem mais caros, para manter a saúde e a energia. O pão contém três macronutrientes essenciais – carboidratos, proteínas e lipídios, indispensáveis ao bom funcionamento do organismo. O mais correto é aprender a consumir o produto mantendo o equilíbrio nutricional.
“A ausência de carboidratos, presentes no pão, por exemplo, pode provocar confusão mental, tontura e até desmaios. O carboidrato é um combustível essencial para o cérebro. Assim, para não ficar sem um alimento tão importante, quem quer perder peso não deve deixar de comer pão, mas incluí-lo em apenas uma das refeições, dando preferência ao tipo integral”, enfatizou a nutricionista do SESI, Lilyanne Lobato.