SÃO LUÍS – Com o objetivo principal de trazer uma visão clara e mais simples das oportunidades do mercado internacional, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), em parceria com a Rede CIN, promoveu no último dia 20, o curso “Como se preparar para o mercado internacional?”.
O curso aconteceu na Casa da Indústria e foi ministrado pelo consultor da CNI, Sérgio Ricardo Pereira, internacionalista, com MBA em Negócios Internacionais pela FGV-SP e 26 anos de vivência na internacionalização de empresas brasileiras.
O consultor enfatizou que o Brasil é um país ainda fechado, onde as empresas vendem muito internamente e ao longo do tempo esse modelo tem se mostrado que pode ser melhorado. “Tem muita oportunidade no mercado internacional, especialmente numa hora em que o Brasil está apertado de vendas aqui dentro. É hora de pensar lá fora!”.
Durante o curso, Pereira mostrou aos participantes os principais pilares que compõem a estratégia exportadora. “Ninguém vai sair daqui um expert em exportação mais com uma visão clara do que tem que ser tocado e gerenciado para que cada um possa ter a oportunidade de ter um negócio lá fora”, destacou o palestrante.
Segundo ele os entraves não mudaram ao longo dos últimos 30 anos: custo Brasil alto, logística complicada, falta de infraestrutura, carga tributária elevadíssima. “Essa realidade não mudou e não vai mudar a curto prazo. O que temos que fazer é trabalhar com as variáveis que podem ser mudadas e começar a construir na cabeça do empresário que ele tem a capacidade de investir no mercado internacional!”.
Os participantes puderam conhecer os conceitos e características da internacionalização; saber qual a estrutura brasileira de apoio à internacionalização, pontos de atenção para aumento da competitividade, diagnóstico da empresa e produto para o mercado internacional e o contexto econômico para fazer sucesso.
Para o empresário Antônio Cesar Martins que trabalha com exportação e assessoria cambial e financeira em São Luís, o curso foi uma oportunidade espetacular para os empresários. “Essa parceria da rede CIN com o PDA foi muito importante para os empresários que já atuam na área como a gente e para quem está começando. O professor tem muito conhecimento, pois além de consultor, ele demonstra capacidade prática e nesse momento delicado que passamos vejo como uma oportunidade onde os empresários estão desafiados”.
“Ficamos satisfeitos com o resultado de mais um curso promovido pelo PDA que nessa ação do Associa Indústria, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) contou ainda com a parceria do Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEMA”, destacou o coordenador do PDA/FIEMA, José Alberto Aboud.