Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Acesso ao Crédito é tema de encontro entre bancos e indústrias em São Luís


Data: 28 de outubro de 2016
Crédito: Coordenadoria de Comunicação e Eventos

 

SÃO LUÍS – Empresários ligados aos Sindicatos das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon), de Malharia e de Confecções de Roupas (Sindivest), de Metalúrgicas, Mecânica e de Material Elétrico (Sindimetal), de Panificação e Confeitaria (Sindipan) e de Bebidas (Sindibebidas), ligados a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) se reuniram com gestores do Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa, na manhã da última quinta-feira (27/10), na Casa da Indústria, durante o 1º Encontro Banco Empresa.

O encontro foi uma ação do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC/MA), uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da FIEMA, que teve como objetivo promover a aproximação entre agentes financeiros e empresas que buscam acesso ao crédito, mas que encontram dificuldades, ocasionada pela falta de conhecimento sobre as condições e as linhas de crédito disponíveis e sobre como solicitar e se preparar para ter a aprovação.

A ação foi aberta pelo superintendente da FIEMA, Albertino Leal, que enfatizou todo o trabalho da entidade no sentido de promover esse approach com as instituições financeiras. “Temos que tentar desburocratizar o crédito. Já iniciamos um trabalho com o BB, que inclusive acaba de ter um acordo assinado com a CNI. Na semana passada tivemos uma reunião com o BNB que também está apto a atender os empresários, inclusive ampliando o orçamento para a Indústria em 2017. Com a Caixa, desde o ano passado, o Sinduscon vem promovendo eventos que proporcionam o incremento do financiamento de imóveis. Precisamos desmistificar esse acesso aos bancos e criar um efeito positivo. A FIEMA está oportunizando pelo NAC, uma série de ações para que o empresário possa ter todo o suporte na relação com os bancos”, destacou Leal.

Logo em seguida, aconteceu a palestra “Capital de Giro”, que foi ministrada pela economista da Confederação Nacional da Indústria - CNI, Suzana Squeff Peixoto Silveira. “A CNI idealizou esse projeto para  montar uma estrutura de atendimento para o empresário industrial, no sentido de orientá-lo em relação ao crédito. O empresário, em especial de pequeno e médio porte, é preocupado mais com o dia a dia da sua empresa, tem muita dificuldade de entender quais são as linhas de crédito disponíveis, e quais são as mais apropriadas para sua empresa. O NAC tem o trabalho de orientar o empresário para ter a melhor solução de crédito. Nosso papel é ajudar o empresário para que ele não fique preocupado com a papelada e se preocupe em responder o que é necessário e evitar essas idas e vindas”, enfatizou Squeff destacando que o NAC já atua em 12 estados e que conseguiu do ano passado até agosto de 2016, mais de 11.800 atendimentos, que resultaram em R$ 320 milhões de reais de crédito.

Após a apresentação da economista, cada um dos bancos teve um tempo para apresentar seus produtos e serviços aos empresários. A ação encerrou com as rodadas de crédito entre os agentes financeiros e os empresários.“Essa foi uma ação muita estruturada e muito assertiva, porque os empresários tem receio de ir ao banco por achar que vão sofrer alguma dificuldade. E quando há essa aproximação, realmente desmistificamos o acesso das MPE´s. Estamos disponíveis para ofertar o acesso ao crédito. Essa aproximação é válida!”, afirmou o gerente de negócios da Superintendência Estadual do Banco do Nordeste, Tarciso Mariano.

 O gerente de mercado pessoa jurídica do Banco do Brasil, Thiago Santos, reforçou e agradeceu a parceria com a federação. “Só temos a agradecer o trabalho da FIEMA e a parceria firmada com o Banco do Brasil. Estamos disponíveis aos empresários para fazer um atendimento personalizado e chegar aos produtos que atendam as suas demandas”, destacou.

“Foi uma ação muito oportuna da FIEMA e da CNI. É muito mais fácil chegar ao banco tendo a chancela da FIEMA e da CNI. Estão todos de parabéns. Ações como essa demonstram a importância e a força do sindicato e da Federação que cumpre sua missão”, destacou o empresário Raimundo Moraes, sócio da RM Engenharia.

“Essa aproximação com o Banco é muito importante. Os empresários pequenos normalmente tem vergonha de buscar o Banco. Com essa ação as coisas ficam mais fáceis”, finalizou a vice-presidente do Sindipan e empresária do ramo de panificação, Francina Rosa.

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste