SÃO LUÍS - O Núcleo de Inovação da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA) e o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) reuniram recentemente, os empresários dos segmentos de Construção Civil, Alimentos e Bebidas, Madeira e Móveis, Metalmecânica e Confecções que participam do “Projeto Gestão e Inovação para Micro e Pequenas Empresas Industriais FIEMA-CNI-SEBRAE”, para a primeira consultoria coletiva.
O projeto é resultado de um convênio nacional firmado entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e o SEBRAE-MA e apoio do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da FIEMA (PDF) e Governo do Estado do Maranhão, e disponibiliza até 140 horas de consultoria (14h por mês) em gestão de inovação e gestão empresarial.
Nesse primeiro encontro, 20 empresários e 20 colaboradores estiveram presentes para tratar sobre o tema “Planejamento Estratégico”, onde os participantes foram convidados por um mediador especialista no assunto, a criar ou atualizar a Missão, a Visão e os Valores das empresas, além de traçar estratégias. “A iniciativa tem apoio, também, do governo estadual, e vai atender micro e pequenos empresários industriais de Imperatriz e São Luís. O próximo passo agora é que o empresário junto ao seu consultor, possa implementar esse aprendizado na sua empresa”, destaca o superintendente da FIEMA, Albertino Leal, que destacou o projeto como inovador.
“Gostei da consultoria coletiva principalmente porque soma com as ações que o consultor já está desenvolvendo em nossa empresa. Já desenvolvíamos algumas ações, mas agora temos um apoio maior. Dessa forma, estou muito mais confiante de que vamos conseguir colocar todas as ações de inovação em prática”, disse Andressa Abrantes, da empresa Acerolima, do segmento de Alimentos.
“Esse projeto tem um grande diferencial que é traçar desde o diagnóstico da empresa até o acompanhamento da implementação das ações de melhorias, durante todo o período da consultoria, feita por profissionais qualificados e especialistas em cada uma das áreas. Isso traz resultados concretos e pode beneficiar os empresários com o aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucro, entre outros benefícios”, enfatizou Leal.
Na etapa anterior, iniciada ainda em 2016, os empresários receberam a visita de consultores de Inovação para fazer um levantamento das principais necessidades das empresas participantes do projeto, o que resultou em Planos de Ações individuais e customizados.
"A oficina foi muito proveitosa e quase tudo do que foi aprendido já está sendo implementado com auxílio da consultora do projeto. Era exatamente o que esperávamos. O projeto é instrutivo e muito bom. Estão nos esclarecendo muitas coisas importantes. Tenho certeza que será excelente" Elivaldo Camara, da E.L. Comercio e Construções LTDA, no segmento da construção civil.
A próxima consultoria coletiva está agendada para março e abordará o tema “Gestão da Inovação”. Enquanto isso, os empresários continuarão recebendo as visitas semanais dos consultores em suas empresas para auxílio na implementação de melhorias em gestão e inovação.
Esta é apenas uma das iniciativas do Sistema FIEMA em inovação. O prêmio Nacional de Inovação (2016) e o Edital Senai Sesi de Inovação são grandes exemplos de iniciativas e ótimas oportunidades para empresas maranhenses.
"Excelente proposta do projeto. Gostei muito da consultoria coletiva, pois é uma forma de trocar experiências com outros empresários e aprender mais. Minhas expectativas para o projeto são ótimas," destacou a empresária Francina Rosa, da Panificadora Buona Massa, que é um dos trinta micros e pequenos empresários industriais de São Luís e Imperatriz que participam do projeto que subsidia R$ 22 mil reais, disponibilizados com a consultoria e que investiram recursos próprios apenas de R$ 1.000 (hum mil reais).