SÃO LUÍS – A primeira reunião do ano do Conselho Temático de Infraestrutura e Obras da FIEMA, presidida pelo vice-presidente da entidade, José de Ribamar Barbosa Belo, reuniu empresários da Indústria de Construção Rodoviária do Maranhão, além de entidades como ABIH, para discutir transporte e mobilidade urbana.
A reunião contou com a presença do presidente da Agência de Mobilidade Urbana, Artur Cabral, que apresentou os projetos já desenvolvidos pela agência, criada no governo Dino, e que tem atuado na mobilidade urbana e no transporte. Cabral iniciou sua apresentação agradecendo o convite e a oportunidade de apresentar aos empresários e diretores da FIEMA, o trabalho desenvolvido pela agência. “É uma satisfação poder compartilhar das ações e projetos da Agência com a FIEMA”, relatou o presidente da MOB.
O projeto Travessia foi o primeiro a ser apresentado. A iniciativa garante o transporte gratuito para cadeirantes, deficientes visuais e pessoas com microcefalia e seus acompanhantes, na região metropolitana de São Luís (Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa) e Imperatriz (Davinópolis e Senador La Rocque).
O presidente da MOB também falou da implantação de uma nova linha de ferryboat, que ligará São Luís à Icatu, diminuindo o tempo de viagem de duas horas para 30 minutos com o transporte aquaviário, saindo do Quebra Pote, em São Luís, até Icatu, ou no sentido contrário. Ele também falou do projeto de construção dos terminais da Ponta da Espera, em São Luís, e no Cujupe, em Alcântara.
Outro tema da reunião foi a elaboração dos projetos básicos e projetos executivos para execução das obras de reestruturação da avenida dos Holandeses e Litorânea, com a implantação do corredor do tipo BRT (Transporte Rápido por Ônibus), na região metropolitana de São Luís, onde o presidente da MOB apresentou alguns projetos de como ficará a avenida Litorânea.
Segundo Cabral, as vias terão um tráfego binário, onde as avenidas dos Holandeses e a Litorânea serão vias de mão única. A avenida dos Holandeses funcionará no sentido Centro/Bairro e a Litorânea no sentido Bairro/Centro. De acordo com o planejamento do Governo do Maranhão, a primeira fase da implantação do projeto será a extensão da Avenida Litorânea – que é do ponto que está hoje (foz do Rio Pimenta) até a Avenida São Carlos, no Olho d’Água, cerca de 1,8 km de via nova e, assim como a duplicação da Avenida Colares Moreira, em um primeiro trecho, que sai da ponte do Rio Calhau até um trecho intermediário.
“Uma das atribuições da MOB é pensar em médio e longo prazo. Em termos de mobilidade urbana, temos um planejamento para a região metropolitana de São Luís que envolve de 10 a 15 anos. Evidentemente que estamos iniciando o processo de fazer algumas obras estruturantes para o sistema público. Não podemos só investir em vias, a cidade de São Luís é carente de calçadas e ciclovias. Esse diálogo com a FIEMA é fundamental, até para que os empresários vejam as perspectivas do investimento governamental e participem dessas iniciativas”, destacou Cabral.
Para o presidente do Conselho Temático de Infraestrutura e Obras da FIEMA, e vice-presidente da entidade, José de Ribamar Barbosa Belo, a reunião foi muito proveitosa. “Foi muito interessante saber dessa obra de conclusão da Litorânea até o Olho D´água, que já foi muito discutida na cidade e muito importante, pois, era o plano do projeto inicial. Esse novo corredor vai ajudar muitos os pedestre e usuários do transporte com o uso dos BRTs”, finalizou Belo.