SÃO PAULO - O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, Edilson Baldez das Neves iniciou a semana em São Paulo, onde participou do Fórum Empresarial Brasil-Suécia, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), e que reuniu o presidente da entidade, Robson Braga de Andrade, com o rei da Suécia, Carl XVI Gustaf.
Baldez foi um dos 60 empresários brasileiros e suecos que participaram do Fórum que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, numa parceria da CNI com sua congênere Business Sweden. O Fórum discutiu a melhoria do ambiente de negócios, o aumento do fluxo de comércio e de investimentos e a construção de parcerias estratégicas entre os dois países. O evento contou ainda com a presença do presidente da República, Michel Temer, e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
A CNI apresentou aos representantes do governo e do setor privado sueco avanços do cenário político e econômico brasileiro, que podem melhorar o ambiente de negócios, simplificar o sistema tributário, restaurar os fundamentos macroeconômicos e promover avanços nas áreas de infraestrutura, logística, energia e tecnologia.
RELAÇÕES BILATERAIS – Em 2016, a Suécia foi o 41º principal parceiro comercial brasileiro, com participação de 0,5% na corrente de comércio do Brasil. As exportações do Brasil para a Suécia somaram US$ 514,5 milhões, com aumento de 2,19% frente a 2015. Os manufaturados representaram 24,4% dessas exportações, significando um aumento de 0,3% em relação a 2015. Por sua vez, as importações somaram US$ 972,41 milhões, com redução de 15,62% em comparação com 2015.