Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Nível de atividade da construção civil continua em queda no Maranhão


Data: 7 de abril de 2017
Crédito: Coordenadoria de Comunicação e Eventos

SÃO LUÍS – Em pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), no período de 2 a 14 de março de 2017, o nível de atividade da construção civil no Maranhão permaneceu abaixo dos 50 pontos em fevereiro. O índice apresentou queda de 3,5 pontos e fechou em 28,2 pontos. O nível de atividade nas indústrias de pequeno porte variou de 37,5 pontos para 50 pontos. Enquanto nas indústrias de médio e grande porte, o índice caiu de 30,9 para 25 pontos na passagem de janeiro para fevereiro. Os índices de nível de atividade do Nordeste e do Brasil apresentam leve aumento. Regionalmente, o índice passou de 39,7 para 40 pontos. Já o índice nacional variou de 39,3 para 40,3 pontos. Em relação ao número de empregados, o indicador demonstrou uma pequena melhora ao subir 4 pontos, atingindo 35 pontos em fevereiro.

A Sondagem da Construção Civil do Maranhão, elaborada em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), pesquisou empresas construtoras de edifícios, empresas de serviços e de obras de infraestrutura em todo Maranhão.

Ainda segundo o estudo, a utilização da capacidade operacional no Maranhão registra acentuada queda, assinalando 33%. O nível usual de atividade para o mês de fevereiro em 2017 (21,6 pontos) é menor que o nível no mesmo período do ano passado (29,4 pontos).

Os indicadores de expectativas em relação ao nível de atividade (35 pontos), às compras de matérias-primas (30,6 pontos), aos novos empreendimentos (33,3 pontos) e ao número de empregados (30 pontos) caíram, permanecendo abaixo dos 50 pontos, o que indica que as expectativas demonstram pessimismo do empresariado da construção civil.

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste