SÃO LUÍS – Micro e pequenos empresários maranhenses dos segmentos de Construção Civil, Alimentos e Bebidas, Madeira e Móveis, Metalmecânica e Confecções, que participam do Projeto Gestão e Inovação para Micro e Pequenas Empresas Industriais, estiveram essa semana na Quadrante, uma das mais renomadas empresas maranhenses do ramo da publicidade e design. Na ocasião, conheceram as experiências inovadoras desenvolvidas pela empresa e cases de maranhenses que inovaram e que transformaram sonhos em grandes e bem sucedidos negócios.
“A experiência proporcionada pela Quadrante foi extremamente enriquecedora, pois demonstrou com clareza a importância da construção de um pensamento inovador, focado no valor gerado pelo design. Pode-se perceber nos cases apresentados, a atuação do profissional de design na compreensão da essência da sua empresa, sintetizando todo o volume de informações e sentimentos em um único produto ou marca”, ressaltou o empresário André Arrivabene, proprietário da doceria Oficina de Bolos.
A visita fez parte do projeto, que é fruto da parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae Nacional, desenvolvido no Maranhão pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Sebrae-MA, com apoio do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) e o governo estadual.
“Inovação pode parecer um tema arisco, mirabolante, mas não é coisa de outro planeta. Nosso objetivo com essa visita é
oportunizar aos empresários que conheçam projetos que envolvem inovação e desmistificar essa impressão de que somente as grandes empresas podem inovar”, afirmou o coordenador Técnico-Executivo da FIEMA, Carlos Jorge Taborda, que acompanhou os empresários na ocasião.
Na apresentação, os diretores da Quadrante Júnior Ramos, Marcelo Figueiredo e João Raposo enfatizaram que a inovação precisa fazer parte da cultura da empresa e explicaram como a empresa trabalha o design como processo para essa transformação. “A micro e pequena empresa pode inovar com produtos básicos. O empresário sempre faz relação de inovação com alta tecnologia, mas a boa inovação é aquela que estimula o uso do produto e pode ser feita em um simples processo”, afirmou Marcelo Figueiredo, diretor de Projetos da agência.
Pelo projeto da FIEMA, os empresários recebem até 140 horas de consultoria (14h por mês) em gestão de inovação e gestão empresarial, que abrange desde o diagnóstico da empresa até o acompanhamento da implementação das ações de melhorias, além de proporcionar a vivência em ambientes inovadores.
“Adorei a visita à Quadrante, para mim foi motivacional, eles foram muito solícitos. Fiquei lá até tarde tirando dúvidas. Vimos que eles possuem uma estrutura que funciona e que podemos ter isso em nossas empresas”, afirmou a empresária Anny Ximenes dos Santos, da microempresa Perfil Móveis, instalada em São Luís. Para ela, o projeto foi um divisor de águas. “Estávamos precisando de uma direção na empresa. O projeto da FIEMA tem contribuído muito para que nossos processos funcionem, muitas coisas já estamos aplicando na empresa e a cada dia adquirimos mais conhecimentos para competir no mercado”. Além da Quadrante, os empresários também estiveram recentemente na Cemar e devem visitar novas empresas industriais até o final do ano.
Ao todo 20 MPEs de São Luís e 10 de Imperatriz estão sendo beneficiadas pelo projeto Gestão e Inovação para MPEs Industriais. As empresas têm um subsídio de R$ 22 mil reais, disponibilizados com a consultoria, e investiram, com recursos próprios, apenas R$ 1.000 (hum mil reais), parcelado em até 4 vezes sem juros, como contrapartida para receberem a consultoria.