Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Dirigentes da FIEMA e do Sinduscon destacam parceria e união em solenidade de posse


Data: 27 de junho de 2017
Crédito: Coordenadoria de Comunicação e Eventos

SÃO LUÍS – Centenas de autoridades, entre políticos, empresários, representantes do executivo municipal e estadual, além de presidentes de entidades de classes participaram da posse da diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e da diretoria do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (SINDUSCON-MA) para o quadriênio 2017-2021, na noite da última sexta sexta-feira (23), no Auditório Alberto Abdalla, quando foram empossados além dos presidentes, eleitos por unanimidade, Edilson Baldez das Neves e Fabio Nahuz, os diretores das entidades, delegados, conselheiros fiscais e consultivos das duas entidades.

O evento contou com a apresentação da banda do 24º Batalhão de Infantaria Leve do Exército Brasileiro (24º BIL) que recepcionou os convidados no hall de entrada do Auditório Alberto Abdalla. A solenidade foi oficialmente aberta com a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino do Estado do Maranhão, pela banda do 24º BIL, seguido da primeira ação da noite: a apresentação do novo presidente do Conselho Gestor do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da FIEMA (PDF) e o lançamento do Portal de Negócios do Programa.

"Sinto-me extremamente orgulhoso e gratificado pelas inúmeras ações que desenvolvemos no PDF nos últimos dois anos em que a CEMAR esteve na presidência do Conselho Gestor do PDF, entre as quais destacamos 216 novos fornecedores, assinatura do convênio com o Governo do Estado, 29 empresas certificadas no PROCEM, aperfeiçoamento da comunicação visual do programa, consolidação das parcerias com o IEL, SENAI, SEBRAE e muitas rodadas de negócio", destacou Carlos Afonso Araújo Melo, representante da CEMAR, que esteve na presidência do Conselho Gestor do PDF, nos últimos 2 anos, e  apresentou o Supervisor de Compras da ALUMAR, Marcus Cardoso, como novo gestor do Conselho Gestor do PDF que é mantido além da CEMAR e ALUMAR, pela ENEVA, a VALE e a Solar.

"O PDF tem um DNA inovador, a cada ano, a cada gestão, a busca por melhorias tem sido uma prática constante, sempre direcionando os esforços para o desenvolvimento do fornecedor maranhense. A gestão do Carlos Afonso, dentre as diversas realizações, se encerra com o lançamento do nosso portal de negócios, que foi cuidadosamente pensado e construído nos últimos meses e que será a base para a gestão de 2017/2018", destacou o Marcus Cardoso, o novo presidente do Conselho Gestor do PDF.

A programação da solenidade continuou com a leitura da relação dos integrantes da nova gestão do SINDUSCON-MA, feita pelo diretor do Setor de Obras Públicas da entidade, João Neto Franco. A posteriori, ocorreu o mesmo rito da leitura da relação dos integrantes da nova diretoria da FIEMA, feita pelo 1º secretário da FIEMA, Pedro Robson Holanda da Costa.

 A solenidade contou com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, Marcelo Thomé da Silva de Almeida que representou o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade e que falou sobre o papel da indústria e o cenário atual brasileiro. “Solenidades como esta são, sempre, da mais alta relevância para a indústria brasileira, na exata medida em que nos oferecem a oportunidade de expressar o orgulho de pertencer a um setor de atividades produtivas que contribui fortemente com o desenvolvimento econômico e social do nosso país. A grave crise que vivemos há muitos anos, elevada à sua tensão mais alta nos últimos tempos – por razões econômicas, políticas e éticas – nos alerta para a necessidade de nos mantermos unidos. Na crise, devemos buscar inspiração e força para nos mantermos mobilizados e unidos na defesa dos legítimos interesses da indústria nacional e em defesa da indústria de cada um dos nossos estados, de cada um dos nossos mais de cinco mil municípios. A indústria padece com os impactos negativos da crise que nos impede de crescer, corrói a competitividade de nossas empresas e gera desemprego. A turbulência política não pode anular os avanços conquistados nos últimos meses nem frear o andamento das reformas estruturais”, destacou Marcelo Thomé.  

“Quero dizer da alegria de estar aqui, porque reconhecemos na FIEMA e no SINDUSCOM instituições parceiras da Prefeitura e assim, irmanados em função de um projeto comum, trabalhamos com afinco para construir uma São Luís compatível com as expectativas da nossa população e com o perfil de um município próspero", destacou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, e dos secretários José Cursino Raposo e Delcio Rodrigues.

“A Federação das Indústrias é uma instituição que lidera programas de enorme importância para o setor privado e também em parceria com o setor publico, a exemplo do Conselho Empresarial do Maranhão, dialogando conosco permanentemente. Ajudando-nos com programas como o PDF. Já com o Sinduscon também dividimos muitas ideias. Recentemente fizemos a Feira de Imóveis. São entidades que tem uma relação bem estreita com o governo, com independência, mas nos ajudam em importantes ações para impulsionar o desenvolvimento que o Maranhão precisa”, destacou o governador Flávio Dino, que em sua fala também ressaltou a parceria firmada com o SINDIVEST-MA, na pessoa da presidente Ana Rute Mendonça, que reuniu empresas do setor de vestuário para participar da licitação e fornecer uniformes para a rede estadual de educação.

Fábio Nahuz, presidente do SINDUSCON, fez referência no seu discurso da parceria firmada com o Governo do Estado e com a Prefeitura e enfocou a importância desse canal de diálogo. "Somos parceiros. Nós temos dificuldades, não dá para fazer tudo, mas os senhores têm boa vontade de fazer. Podemos afirmar que já obtivemos alguns êxitos graças a esse diálogo com os órgãos públicos, conquistamos visibilidade, somos ouvidos. Participamos e somos atuantes nos principais debates sobre assuntos importantes para a cidade", pontuou Nahuz.

O Presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves começou sua fala, repetindo um gesto que fez em sua primeira posse: usou a canção “Oração da família”, composição de Padre Zezinho e destacou que ali se sentia em casa entre amigos e família. “Me sinto feliz hoje porque estamos em família. E tenho esperança que vamos vencer no final da caminhada. O Maranhão não pode parar. O Brasil precisa de estabilidade, credibilidade e confiança, para garantir nossa competitividade e seu desenvolvimento.As classes produtoras do país estão indignadas com a eclosão de forte crise político-institucional, que tem paralisado a nação e criado embaraços para a continuidade das reformas estruturantes, tão ansiadas por quem produz e que trarão grandes benefícios à sociedade. O momento confuso exige a rápida recuperação dos valores morais e éticos que estão sendo deixados de lado. Princípios que são o esteio e a base de sustentação de qualquer nação civilizada. É preciso dar um basta nessa nódoa que atrasa o Brasil e que envergonha os brasileiros”, destacou Baldez que fez um apelo aos políticos para deixar de lado as  diferenças e defender o que for de interesse do Maranhão.

“Nunca é tarde. É preciso apenas maior diálogo, para que possamos colocar na mesma mesa governo e empresários, para conversarmos muito e sempre. Precisamos cada vez mais dessas e de novas oportunidades, para podermos divulgar a qualidade da nossa indústria. Hoje não temos dúvidas de que é através do diálogo permanente que poderemos avançar a passos largos rumo ao desenvolvimento”, enfatizou Baldez.

Desafio – Ao final de seu pronunciamento, Baldez lançou um desafio à classe empresarial por meio das entidades, e aos governos estadual e municipal. “Vamos explorar as vocações que dispomos e das quais não estamos tirando proveito para beneficiar a nossa população. Refiro-me ao segmento do turismo, categoria em que o mundo está apostando e sempre apresenta bons resultados. Em várias regiões do planeta há lugares que despertam a atração de turistas e acabam recebendo grandes investimentos. Mas, nós que possuímos grande potencial a ser explorado não estamos aproveitando essa oportunidade”, finalizou Baldez dizendo que é sua obrigação como presidente de entidade representativa da classe produtora industrial maranhense, promover e defender ações para aprimorar a competitividade e o desenvolvimento da indústria, gerando riquezas, criando empregos e renda e impulsionando o crescimento nacional.

A solenidade contou com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (FIBRA), Jamal Jorge Bittar, do vice-presidente do Conselho de Administração da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e presidente do SINDUSCON-PA, Alex Dias Carvalho, que representou o presidente da CBIC, José Carlos Martins, dentre diversas autoridades e empresários industriais do Estado.

A solenidade foi encerrada com a participação cultural da Orquestra Filarmônica Edilson Baldez, composta por alunos da unidade do Serviço Social da Indústria (SESI) de Bacabal-MA, fundada em 2012, e de um coquetel, servido aos convidados no Salão de Eventos da Casa da Indústria.

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste