Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Controle do absenteísmo para reduzir custos nas empresas é tema de encontro do Sistema FIEMA


Data: 11 de julho de 2017
Crédito: Coordenadoria de Comunicação e Eventos/FIEMA

 

SÃO LUÍS – O desafio de fazer uma boa gestão do absenteísmo, promovendo o entendimento de como lidar com as faltas dos trabalhadores ao seu local de trabalho, sendo elas justificadas ou não, e de como reduzir os custos provocados por essa ausência, foi o tema da segunda edição de 2017 do Conversando com o RH, promovido pelo Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e Federação), no último dia 6, na Casa da Indústria Albano Franco. O encontro configura-se como espaço de troca de experiências e network entre gestores da área de recursos humanos de indústrias e empresas maranhenses e tem a proposta de apresentar soluções para tornar as áreas de gestão de pessoas mais estratégicas e articuladas aos objetivos das empresas, a fim de contribuir para o aumento de sua competitividade.

Nesta edição, o consultor Júlio César Maciel, mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (RJ), administrador e psicólogo organizacional, apresentou a palestra “Redução de Custos na Empresa com a Gestão do Absenteísmo”, onde explicou que, com a crise, as empresas e funcionários estão trabalhando no seu limite. A empresa precisou reduzir seu quadro operacional e adiar projetos, e o funcionário, que conseguiu manter seu emprego, acabou ficando sobrecarregado.

“Estamos vivendo um momento muito complexo no Brasil. Em um cenário ideal, as empresas teriam um plano B para lidar com a ausência de um colaborador. Hoje, mal estão conseguindo manter o plano A. O colaborador precisa ter plena consciência de que a empresa faz o controle e acompanhamento dos índices de atrasos, de faltas constantes e que isso traz prejuízos à imagem da empresa, à qualidade dos serviços prestados, prejuízos financeiros, além da sobrecarga à equipe”, afirmou.

Por outro lado, o consultor destacou o importante papel dos gestores de RH das empresas, em conjunto com seus líderes, em

encontrar soluções para alcançar o equilíbrio, que consiste também em compreender o lado do trabalhador, que vem sofrendo com a sobrecarga de trabalho e nem sempre falta um dia do trabalho porque quer, mas principalmente, porque adoece, e não consegue mais lidar com a rotina estressante à qual está inserido por conta da realidade econômica do país.

“Quem ficou na empresa está trabalhando o dobro, e faz de tudo para manter o emprego. Mas o custo dessa disponibilidade pode ser muito alto, em algum momento, o corpo e a mente desse trabalhador cansam pelo estresse no trabalho, e aí todo mundo perde”, chama a atenção o consultor. “As empresas precisam, no mínimo, reconhecer o esforço do trabalhador, mas nem isso acontece”.

Para a superintendente do SESI-MA, Roseli Ramos, que fez a abertura do encontro, o Conversando com o RH é um espaço para as empresas colocarem na mesa suas questões em comum, que impactam na melhoria da produtividade, da imagem e na redução de custos, buscando soluções, e o absenteísmo vem sendo considerado um dos indicadores de problemas relacionados ao ambiente de trabalho e saúde do trabalhador atualmente.

Ela explicou que programas de redução de estresse na indústria e de gestão do absenteísmo estão sendo desenvolvidos pelo SESI também para empresas no Maranhão. Alguns deles, ainda como piloto, podem ser acessados de forma gratuita pelas empresas industriais. “O SESI está aqui para ajudar a empresa a gerenciar a saúde do trabalhador, desse capital humano, que representa o seu maior recurso”.

Para a gerente de RH Isabela Pires, da construtora Marka Engenharia, as empresas precisam estar por dentro desses assuntos, entender as causas e saber como lidar com eles. “Gostei muito da apresentação, foi muito objetiva e importante a explicação sobre o absenteísmo, e entender melhor sobre isso, é estratégico para qualquer empresa”, afirmou a participante do evento.

O diretor da empresa L. Matos Engenharia, Márcio Roberto Sousa, que também participou do Conversando com o RH, disse que, como dono de uma organização, é fundamental buscar, a cada dia, ampliar conhecimentos em várias áreas, para que a empresa tenha melhores resultados no mercado competitivo. “O ambiente de trabalho influencia diretamente na produtividade. Precisamos ter também a visão do empregado, não só do empresário, e trabalhar da melhor forma para buscar maior eficácia e melhoria dos processos internos”.

 

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste