MORROS - O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez das Neves recebeu na última sexta nesta sexta-feira (11/08), o título de Cidadão Morruense. A homenagem é um reconhecimento pelo trabalho que o empresário e líder empresarial desenvolve por meio da sua gestão à frente do Sistema FIEMA (SESI,SENAI, IEL e FIEMA) na busca do desenvolvimento da indústria maranhense. A solenidade foi realizada na Câmara Municipal de Morros, distante 97,8 Km de São Luís, e foi aberta com uma apresentação musical da Orquestra Filarmônica Erasmo Neves, da cidade de Rosário, e contou com a presença do vice-prefeito de Morros, Fabiano Lopes, do deputado Federal Weverton Rocha, do deputado estadual Fábio Braga, da prefeita de Rosário, Irlay Moraes, de empresários, diretores da FIEMA, políticos da região e autoridades locais.
Edilson Baldez disse se sentir honrado com o título de Cidadão Morruense. “É uma satisfação recebermos o reconhecimento. Morros por meio da Câmara Municipal nos honrou com essa comenda que tem um significado importante, porque nos traz ainda mais responsabilidade, uma vez que aprendemos a gostar dessa cidade próspera e de um povo trabalhador e que colabora com seu desenvolvimento. E estou muito grato por ter recebido mais uma certidão de nascimento como cidadão de Morros e tudo que estiver ao meu alcance continuarei a fazer para honrar essa confiança que a cidade deposita em nossas mãos”, declarou o presidente que solicitou da Câmara Municipal e da Prefeitura de Morros a cessão de um terreno para a construção em breve de uma unidade SESI Indústria do Conhecimento que é um centros multimeios, contendo biblioteca, DVDteca, CDteca, gibiteca e internet.
A concessão do título foi proposta pelo vereador Fred Kennedy e aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Morros. Nascido em Rosário-MA, Edilson Baldez das Neves é engenheiro civil, empresário da construção civil e da hotelaria. Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e diretor da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Desde 2013, Baldez comanda a FIEMA e foi reeleito presidente em 2016 para o quadriênio 2017-2021.
Na oportunidade, também foi agraciado com titulo de Cidadão Morruense, o vereador e presidente da Câmara Municipal de São Luís, Astro de Ogum e o tenente Carlos, do site de notícias Portal do Munim.
Durante seu discurso, o vice-prefeito de Morros, Fabiano Lopes destacou a presença de Edilson Baldez no evento. “Temos também aqui, a honra de receber o presidente da FIEMA, Edilson Baldez que veio de São Luís para receber justas homenagens. E esperamos sua contribuição com nossa cidade, por meio de seu trabalho. Quero agradece-lo por sempre acreditar em Morros”, disse o vice-prefeito.
Participaram ainda da solenidade, vice-presidentes da Federação, diretores e presidentes de Sindicatos filiados à FIEMA, entre eles, Celso Gonçalo de Sousa, Osvaldo Pavão, Ana Rute Mendonça (SINDIVEST), João Batista Rodrigues, Fábio Nahuz (SINDUSCON), José Orlando Leite Filho, Antônio Rosa (SINDIREPA), o conselheiro da FIEMA, Francisco Carvalho, o 1º secretário, Pedro Robson Holanda (SINDIPAN), o superintendente da FIEMA, Albertino Leal e a superintendente do SESI-MA, Roseli Ramos.
Trajetória- Natural de Rosário-MA, Edilson Baldez veio para São Luís onde se tornou Técnico de Edificações, Engenheiro Civil e Engenheiro de Segurança no Trabalho. Apaixonado pela profissão foi professor da escola Técnica e da UEMA, onde foi coordenador do Curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual. Começou a trabalhar como desenhista de arquitetura da construtora Itapoã S/A Indústria e Comércio até construir sua própria empresa, a Pecil Projetos de Engenharia e Construção Civil Ltda que mais tarde se transformaria na Engec, primeiro dos quatro empreendimentos de que é sócio-diretor, além dos hotéis Skina, Abbeville e o Quality Grand São Luis, além de ser membro do Conselho Estadual de Turismo e do Conselho da EMAP. Entre as diversas obras públicas realizadas no Maranhão e construção de vários edifícios residenciais, destaque para a reforma e ampliação do teatro Artur Azevedo.
Referência e líder empresarial na defesa dos interesses da classe industrial, Baldez foi também vice-presidente da FIEMA, da Associação Comercial do Maranhão (ACM) até chegar a presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e diretor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), entidade máxima de defesa da indústria. É também cidadão ludovicense e imperatrizense por toda contribuição ao desenvolvimento da capital e do Maranhão. Esposo de Maria Dolores e pai de: Edma, Édila, França, Marisa, Karla, Kamila e Klaudia.
Sobre o título de Cidadão Morruense - Instituído há anos, o Título de Cidadão Morruense visa homenagear personalidades nascidas em outras cidades, mas que se instalaram em Morros e prestaram relevantes trabalhos à comunidade. Cada parlamentar tem direito a entrar com um projeto de concessão de Título por ano.
A entrega do título de Cidadão Morruense tem por objetivo agradecer aos homenageados pelos trabalhos prestados para o benefício do município e Estado.
Edilson Baldez com a esposa Dolores recebeu título das mãos do vereador Fred Kennedy e do secretário municipal de Abastecimento de São Luís, Ivaldo Rodrigues
Edilson Baldez com os demais agraciados com o título de cidadão morruense e as delegações da FIEMA e do SEBRAE-MA
Edilson Baldez e sua esposa Dolores, juntamente com os superintendentes Albertino Leal (FIEMA) e Roseli Ramos (SESI) na entrega do título de cidadão Morruense
Edilson Baldez recebeu o título de cidadão morruense na última sexta-feira