SÃO LUÍS – “Eu sempre faço a revisão do carro, mas já tinha mais de ano que não fazia por causa do preço. Vi essa inspeção gratuita pela internet e resolvi trazer o carro. Estão todos de parabéns pela iniciativa”, destacou o técnico de segurança do trabalho, Ribamar Castro, 35, que foi um dos mais de 300 motoristas que participaram do Pit Stop, promovido pelo Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Maranhão (SINDIREPA-MA), na área do Passarela do Samba no Anel Viário, de São Luís, no último sábado (23/09).
O evento contou com o apoio do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Social da Indústria (SESI).
“O PIT STOP cumpriu seu objetivo, realizando um diagnóstico dos carros aos seus proprietários e condutores, contou com uma equipe composta pelos empresários e funcionários das empresas associadas ao SINDIREPA-MA. Agradecemos a todos os parceiros que nos ajudaram a concretizar esse projeto”, disse o presidente do sindicato, Antônio Rosa Cruz Pereira.
Durante mais de 7 horas, os motoristas tiveram seus carros inspecionados gratuitamente no que tange gases poluentes e de ruídos, sistema elétrico e sistema de arrefecimento (freios e embreagens). De acordo com levantamento do sindicato foram inspecionados 302 carros de passeio, 20 motos e 4 pickup na inspeção de poluição.
A ação fez parte da Semana Estadual de Conscientização da Manutenção Preventiva de Veículos Automotores, coincidindo com a Semana Nacional de Trânsito e contou com a equipe de educação para o trânsito do Detran/MA que realizou a sensibilização dos motoristas.
SESI-SENAI - Durante a ação, uma equipe do SESI promoveu um circuito saúde para os participantes, com a aferição de pressão arterial e os níveis de glicemia dos motoristas. O SENAI também esteve no evento com uma equipe demonstrando o funcionamento de um motor e dando dicas de manutenção.
Além do Sistema FIEMA, a ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte–SMTT, SEST/SENAT, FETRANS, DETRAN/MA, Revista Oficina Brasil, Sindirepa Nacional, além, da PSIU, Distribuidora Padre Cicero, Só Filtros, Alvorada Motos, Paulistão Auto Peças e Gênesis Consultoria.
Mais de 300 carros foram inspecionados no PITSTOP do Sindirepa realizado no último sábado na Passarela do Samba
Além de fazer a inspeção do veículo, os motoristas também puderam cuidar da saúde no stand do SESI
Instrutor do SENAI demonstrou a funcionalidade de motores a diesel e a gasolina no Pitstop