Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Programação da Indústria das Startups tem início com formação de equipes para desafio


Data: 8 de novembro de 2017
Crédito: Coordenadoria de Comunicação e Eventos FIEMA
Fotos: Divulgação

SÃO LUÍS – O primeiro dia da Expo Indústria Maranhão foi marcado pela formação das equipes que participam, até sexta-feira (10), do desafio de criar soluções para resolver gargalos comuns da indústria maranhense. Em um clima de descontração, os 30 universitários que se inscreveram no site da feira foram divididos em sete equipes, que receberam cases a serem resolvidos por meio da criação de startups. Todas as atividades estão ocorrendo no espaço Indústria das Startups, uma das grandes novidades da ação realizada pelo Sistema FIEMA, com correalização do Governo do Estado e do Sebrae-MA.

Após uma apresentação da dinâmica, os universitários apresentaram seus pitchs (ideias) para a formação das equipes, que ocorreu por meio de sorteio. Os sete grupos intitulados Preço Certo, Sustentômetro, Achei, Denuncie, Aistore, The Look e Me acha receberam camisas com cores diferentes. “Esse momento é muito importante porque a gente tem a oportunidade de colocar em prática o que está vendo na faculdade”, destacou Veríssimo Júnior, estudante de Administração da Faculdade Anhanguera. “A expectativa é aprender o máximo possível”, completou Pedro Henrique, estudante de Engenharia de Produção, da Faculdade Pitágoras.

De acordo com o professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Rafael Fernandes, parceiro do desafio, esse espaço de criação de startups voltadas para a indústria é uma forma de criar um mercado de tecnologia no Maranhão. “Esse momento aqui, em uma grande ação como a Expo Indústria, estimula a criação de um mercado de tecnologia e que esse mercado possa entender as necessidades da nossa indústria”, ressaltou Rafael Fernandes, que conta com o apoio de profissionais da Waka Coworking e da Creative Pack.

Os universitários que participam do desafio das startups também tiveram a oportunidade de acompanhar um bate-papo sobre Design Thinking e Modelos de Negócios Inovadores com o professor da ESPM/SP e um dos curadores da Campus Party, Marcelo Pimenta. Antes da palestra, o jornalista acompanhou a preparação das equipes e destacou a importância de discutir os desafios da indústria por meio da criação de startups. “Esse momento é um sopro de esperança para a renovação da indústria, que precisa recuperar espaço. A relação com às startups pode ser um caminho mais breve para que isso aconteça”, avaliou.

Os desafios foram lançados pelas empresas Elétrica Visão, Psiu Bebidas, Predimix, Edeconsil, e por indústrias associadas aos sindicatos: Sindirepa - Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Maranhão, Sindicerma - Sindicato das Indústrias de Cerâmica para Construção do Estado do Maranhão e Sindgraf - Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Maranhão.

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste