São Luís – Palestras, workshops e novas parcerias são algumas das ações previstas para o Roadshow de Investimento e Desenvolvimento do Nordeste, que será realizado pela FIEMA, pela Associação Nordeste Forte – formada pelas nove Federações das Indústrias da região Nordeste - e pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), no dia 10 de novembro, a partir das 8h30. O encontro, que ocorrerá na sede da Federação (Cohama), faz parte da programação da Expo Indústria Maranhão, que começa no dia 8 e prossegue até o dia 10, no Multicenter Sebrae (Cohafuma).
O objetivo do Roadshow é reunir atores estratégicos para discutir projetos, recursos e desafios à promoção do desenvolvimento industrial na área de atuação da Sudene. O primeiro foi realizado em Pernambuco e contou com a presença do presidente da Fiema, Edilson Baldez. Em setembro, foi realizada outra edição em Fortaleza. O encontro surgiu de um acordo de cooperação assinado em maio deste ano entre a Sudene e a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), com o objetivo de aproximar micro, pequenas e médias empresas dos instrumentos disponibilizados pela Sudene.
A abertura será feita pelo presidente da FIEMA, Edilson Baldez, pelo superintendente da Sudene, Marcelo Neves, e pela representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Suzana Peixoto. Em seguida haverá apresentações realizadas pela Sudene sobre o Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Nordeste (FNDE), às 9h30; Incentivos e benefícios fiscais, às 10h. Na sequência, às 10h30, o Banco do Nordeste apresentará o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Também haverá apresentação de parceiros: às 11h10, haverá apresentação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); às 11h40, haverá apresentação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O Roadshow será encerrado ao meio-dia com debates e perguntas.