SÃO LUÍS – O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Maranhão (ICEI-MA) apresentou mais uma redução no mês de abril (-3,9), sofrendo sua segunda queda consecutiva desde fevereiro. No referido mês, o índice geral de confiança fechou em 56,1 pontos.
A pesquisa elaborada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), entre 2 e 16 de abril, destacou que o segmento da indústria foi o que apresentou maior queda, colaborando, dessa forma, com maior peso para a redução do índice geral. A queda da confiança do setor da indústria de transformação foi de 4 pontos, encerrando o mês de abril com 58,1 pontos. A construção civil também apresentou queda (-2,7) no índice de confiança e concluiu o mês com 50,7 pontos.
Embora venha apresentando reduções seguidas, a confiança do empresariado maranhense ainda se sustenta em patamar satisfatório, apresentando-se mais elevada em relação ao mês de abril de 2017, quando atingiu 55,4 pontos.
Os componentes do ICEI-MA que apresentaram maior declínio foram os de condições do estado, acusando uma queda de 7,4, e as expectativas em relação ao estado, registrando uma redução de 5,8 pontos, ambos em relação ao mês de abril.
O ICEI-BR também apresentou recuo (2,6 pontos), fechando o mês em 56,7 pontos. Os componentes do ICEI nacional que explicam a sua redução são o índice de condições atuais, apresentando redução de 2,0 pontos, e o índice de expectativas, que caiu 2,3 pontos.
O ICEI é elaborado mensalmente pela Federação em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice é obtido a partir da ponderação dos resultados referentes às Condições Atuais e Expectativas dos empresários em relação à economia brasileira, o Estado e a empresa. A FIEMA ouviu empresários da Construção Civil e de Indústrias Extrativas e de Transformação, no período de 2 a 16 de abril de 2018.