Em Alcântara, presidente da FIEMA fala sobre reintegração de posse na área do Porto São Luís

Data: 14 de agosto de 2019
Fotos: Divulgação/Cocev/FIEMA

ALCÂNTARA – Durante a missão empresarial ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), ocorrida nesta terça-feira, 13, liderada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), o presidente da entidade, Edilson Baldez das Neves, se posicionou em relação à reintegração de posse dos terrenos ocupados irregularmente na Vila Maranhão, na comunidade Cajueiro, ocorrida ontem (12/8), em São Luís. Na área está em construção o empreendimento Terminal de Uso Privado Porto São Luís.

De acordo com Edilson Baldez, a retirada das casas construídas na área, pela via judicial, foi a alternativa encontrada, visto que as famílias que ocupavam irregularmente os terrenos não atenderam às tentativas de mediação, realizadas pela Secretaria de Direitos Humanos, o Ministério Público e Defensoria Pública.

“Nós mesmos, pela FIEMA, junto com a Defensoria tentamos fazer essa mediação, mas infelizmente esses moradores não quiseram ceder, muitas famílias fizeram acordos, eles não. Então, um empreendimento dessa envergadura, tão importante para o desenvolvimento do nosso Estado, não pode ficar parado em razão de uma invasão do terreno. Por isso a justiça foi procurada. Após todas as tentativas de diálogo falharem, o que se fez ontem, foi o cumprimento de uma determinação judicial”, reiterou.

O presidente da FIEMA ainda ressaltou que, nas tratativas iniciais com as famílias, antes da decisão ser cumprida, houve o compromisso da empresa do Porto São Luís doar novas casas em região próxima à atual, garantir empregos, bem como pagar aluguel social e cestas básicas por um ano, mas nem todas entraram em um acordo, o que acabou resultando na ação de reintegração a favor do empreendimento.

SOBRE O PORTO – O Porto São Luís será um dos maiores portos a granel do Brasil e terá como produtos grãos, fertilizantes e líquidos combustíveis. A primeira parte da obra foi iniciada no ano passado, com investimento de aproximadamente R$ 800 milhões. O Terminal de Uso Privado (TUP), de competitividade internacional, está sendo construído com uso de modernas tecnologias. A área a ser erguida terá aproximadamente 220.000 m², com acesso ferro-rodoviário de aproximadamente 4,5 km, conectando o porto à Rodovia BR-135 e à Ferrovia Carajás. A previsão é que a primeira fase seja concluída em três anos.