PDF apresenta resultados em reunião do Conselho Gestor e promove café de negócios com empresários

Data: 21 de fevereiro de 2020
Crédito: Coordenação de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Fotos: COCEV FIEMA
Fonte da notícia: FIEMA

SÃO LUÍS – Os executivos das empresas apoiadoras e mantenedoras do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão– PDF, participaram na manhã desta terça (18/02) da 1ª reunião do Conselho Gestor do programa em 2020, na sala FIEMA, na Casa da Indústria. A reunião teve o objetivo de mostrar ao Conselho Gestor o que foi feito pelo PDF em 2019, os principais resultados alcançados pelo programa e as ações consolidadas, assim como os planos para 2020.

O PDF existe há 20 anos, sendo gerido pela FIEMA em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (SEINC) e é mantido por cinco grandes empresas industriais: AMBEV, Breda Artefatos de Concreto, Centro Elétrico, Cimento Bravo, COMAR – Consórcio Maranhão, Dínamo Engenharia, Eco Clinic, EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, Gusa Nordeste, Intrading Global, KW do Brasil, Maranhão Indústria de Couros, Megamix, Mineração Aurizona, Montisol, Omega Service, Maranhão Colchões – SoftFlex e Topázio Indústria de Móveis. O PDF tem foco no desenvolvimento de fornecedores locais, gerando oportunidades de negócios e qualificando empresas maranhenses, para torná-las mais competitivas.

Na ocasião da reunião, foram apresentadas pelo coordenador do Programa, Carlos Jorge Taborda Macedo, algumas ações já de 2020 que resultaram em oportunidade de negócios como o encontro sobre energia da ENEVA, dentre outras ações.

Segundo o superintendente da FIEMA, César Miranda, o PDF é uma oportunidade de negócios real e potencial para as empresas maranhenses. “O PDF tem oportunizado aos fornecedores locais e especialmente aos cadastrados no Programa a possibilidade de atenderem com fornecimento de produtos e serviços as demandas das indústrias”, ressaltou.

Luzia Resende, secretária adjunta da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (SEINC) avaliou a parceria com a FIEMA e o PDF como positiva. “O programa induz que as empresas se capacitem e tenham fornecedores genuinamente maranhenses e com capacidade de atender a todos os segmentos. A SEINC/Governo do Estado reitera a parceria firmada com a FIEMA e que a cada ano o PDF se fortalece com novos parceiros e novas ações”, disse a secretária.

“Avalio que os resultados foram muito positivos. Temos assistido à progressão do PDF ao longo dos anos e estamos satisfeitos. O fato de trazer o fornecedor local para participar com as empresas mantenedoras e apoiadoras do PDF de encontros de negócios é importante para o desenvolvimento do Estado”, ressaltou a gerente de Relações Institucionais da VALE e presidente do Conselho Gestor do PDF, Giselly Pinto.

CAFÉ COM NEGÓCIOS – Na manhã desta quarta (19/02), o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão promoveu um Café com Negócios para as empresas recém cadastradas no portal do programa. Ao todo 40 empresas maranhenses de todos os portes participaram da ação empresarial que gerou novas oportunidades de negócios entre as empresas, as mantenedoras e as apoiadoras do PDF.

Atualmente, o PDF tem cadastrado na sua base mais de 3.000 empresas registradas em diversos municípios do Estado. O programa conta com ações de qualificação dos fornecedores locais, organização de encontros de negócios e já foi responsável pela geração de mais de R$ 30 bilhões em negócios locais.

Mais informações sobre o Programa podem ser obtidas nos sites www.pdfmaranhao.com.br e www.fiema.org.br.