São Luís - A construção civil foi um dos setores considerados como atividade essencial no decreto estadual que propõem medidas restritivas para diminuir a circulação de pessoas durante a pandemia do novo coronavírus. O setor segue trabalhando com muita responsabilidade e passou a adotar uma série de ações que alteram a rotina de trabalho.
Hoje (20), foi lançada a campanha Construindo Boas Práticas em parceria com a FIEMA por meio do SESI e que tem por objetivo orientar as empresas de construção civil a adotarem medidas preventivas e orientativas nos canteiros de obra, como forma de prevenção ao novo coronavírus.
A ação contou com a distribuição de máscaras e kits de higiene e medição de temperatura aos trabalhadores da obra do Hospital da Ilha. Na ocasião, também foi reforçada a importância da repetição dos procedimentos, a redivisão dos turnos de trabalho e reorganização de refeitórios e demais ambientes para evitar aglomerações.
O presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz ressaltou que as empresas estão aprofundando suas ações de segurança e saúde do trabalhador nos canteiros para conter o avanço do novo coronavírus e, acima de tudo, proteger a vida. “Desde o início sinalizamos que estaríamos executando as obras com muita seriedade e com respeito à mão-de-obra. Sabemos que esse tipo de ação garante a sobrevivência das empresas e a manutenção dos empregos”, destacou.
Outro cenário que merece atenção nesse momento é o psicológico dos trabalhadores. O momento provoca uma série de implicações emocionais e sociais. Os riscos envolvidos, a necessidade de mobilização para o enfrentamento da pandemia, a emergência de medidas de prevenção e a perspectiva de dias difíceis pela frente fazem do momento um período delicado, que exige responsabilidade, cautela e colaboração. Pensando nisso, a ação contou com a participação da psicóloga do SESI-MA, Bruna Dutra.
Segundo o superintendente do SESI-MA, Diogo Lima ações como essa são extremamente importantes à medida se vê a curva de contágio avançando e a necessidade da manutenção da economia desde que as pessoas trabalhem com segurança e tenham condição de desenvolver as suas atividades auxiliadas por órgãos que foram criados para esse fim. “Dessa forma, é possível diminuir um pouco os impactos dessa crise e buscar soluções melhores e aguardar que tudo isso se resolva da melhor forma possível. Essa é a função do SESI: cuidar da saúde do trabalhador e estar ao lado das pessoas”, concluiu.
O agendamento das visitas é feito pela engenheira Ambiental e de Segurança do Trabalho do Sinduscon-MA, Mariana Braga pelo telefone (98) 98815-1838.
Hospital da Ilha - Ofertar atendimento público de excelência é a proposta do Hospital de Ilha, equipamento de saúde em construção idealizado como solução definitiva para o problema de urgência e emergência da região metropolitana de São Luís. É uma das obras do Governo do Maranhão em execução na capital e que está sendo realizada por meio de consórcio formado pelas empresas Gomes Sodré Engenharia e Amorim Coutinho Engenharia.
Orçada em R$ 132 milhões, a obra tem números que impressionam. Serão 32 mil m² de área construída em um terreno com 62 mil m² de área total. Na primeira etapa, serão entregues 212 leitos, distribuídos em sete blocos de atendimentos; na segunda etapa, serão totalizados aproximados 400 leitos de internação e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).