SÃO LUÍS – Os executivos das empresas mantenedoras e apoiadoras do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF), participaram nesta quinta (03/12) da última reunião do Conselho Gestor do programa em 2020. A reunião jantar aconteceu no Salão de Eventos da Casa da Indústria e seguiu todas as regras de distanciamento social e segurança determinados pelas autoridades de saúde.
O encontro teve o objetivo de apresentar ao Conselho Gestor o que foi realizado pelo PDF ao longo do ano 2020, os principais resultados alcançados e as ações consolidadas, inclusive no programa Avança Maranhão, apesar das adversidades ocasionadas pela pandemia. Gerenciado pela FIEMA em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (SEINC), o programa é mantido por cinco grandes empresas industriais: Alumar, Eneva, Equatorial Maranhão, Solar Coca-Cola e Vale.
Representando o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, o diretor da entidade, Celso Gonçalo resumiu sua fala na palavra gratidão. “Só temos a agradecer o trabalho valoroso do PDF e o apoio incondicional de todas as empresas apoiadoras e mantenedoras que nos ajudaram inclusive com o programa Avança Maranhão!”, ressaltou Gonçalo.
A presidente do Conselho Gestor do PDF, a gerente de Relações Institucionais da Vale, Giselly Pinto destacou o sucesso do programa mesmo na adversidade de 2020 ocasionada pela pandemia. “Esse foi um ano diferente para o PDF, na verdade para o mundo todo, mesmo assim, nós inovamos e tivemos atividades desafiadoras, engajamos novas empresas e novos fornecedores e hoje é um dia de comemorar, de apresentar os resultados. A nossa agenda continuou lotada, as nossas visitas não pararam, a nossa aproximação com os parceiros continuou. Nosso muito obrigado a todas as empresas e indústrias que estão conosco”, destacou a presidente do Conselho Gestor do PDF.
Na ocasião da reunião, foram apresentadas pelo coordenador do Programa, Carlos Jorge Taborda Macedo, alguns resultados que marcaram a trajetória do PDF em 2020, como a expressiva marca de 11 novas empresas apoiadoras (Dinâmica Contabilidade, Grupo CH Manutenção, Fórmula Zero, Grupo JAV, Maciel Marítima, META Desenvolvimento Humano, PREDMIX – Artefatos de Cimento, ROFE Distribuidora, ROQUE Aço e Cimento, SAFEMED – Centro de Saúde Ocupacional, SERHUM – Consultoria em Recursos Humanos), mais de 2.700 fornecedores cadastrados, uma expectativa de geração de negócios com empresas maranhenses superior a R$ 36 bilhões e um aumento de 41% das solicitações e 38% nas indicações de fornecedores.
“Esses são alguns números expressivos do trabalho do PDF que sempre teve a missão de gerar oportunidades de negócios, por meio da conexão das empresas compradoras com os fornecedores maranhenses e da capacitação das empresas locais. O que aconteceu apesar da pandemia”, destacou Taborda.
Taborda também falou sobre as reuniões virtuais, os atendimentos no portal do PDF, as parcerias firmadas entre as empresas mantenedoras e fornecedoras e outras ações inovadores sempre no objetivo de trabalhar o desenvolvimento das empresas locais.
O superintendente da FIEMA, Cesar Miranda e a secretária adjunta da Micro e Pequena Empresa da Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Energia (SEINC), Luzia Rezende também prestigiaram o evento.