SÃO LUÍS - Sem previsão de fim para a pandemia da covid-19, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) vai mobilizar espaços em suas sedes regionais em seis municípios do Maranhão, para agilizar as ações de vacinação contra o coronavírus.
A FIEMA ofereceu gratuitamente as prefeituras de São Luís, Bacabal, Imperatriz, Balsas, Açailândia e Rosário suas instalações para funcionarem como postos de vacinação.
Segundo o Ministério da Saúde mais de 28 mil maranhenses que já tomaram a primeira dose da vacina contra covid-19, deixaram de tomar a segunda dose no prazo estipulado. No Maranhão, mais de 810 mil já tomaram a primeira dose da vacina.
Além de ser o setor com maior impacto sobre os rumos da economia, a indústria é, também, o segmento que mais tem se mobilizado para ajudar o país a vencer a batalha contra a covid-19.
“Ampliar a vacinação é o caminho certo para retomarmos a normalidade da atividade econômica em busca de maior desenvolvimento”, afirma Edilson Baldez, presidente da FIEMA.
**RESPIRADORES **– A FIEMA também colocou à disposição das prefeituras, o serviço de manutenção e restauração dos respiradores feito pelo SENAI. Municípios maranhenses já receberam equipamentos recuperados pelo SENAI.
O Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI mantêm um laboratório com uma equipe de especialistas para atender a demanda. Os respiradores mecânicos são essenciais no tratamento dos pacientes que apresentam sintomas graves a Covid-19, pois a Síndrome Respiratória Grave é um dos efeitos mais severos da doença.