São Luís- A indústria de construção civil dá sinais de recuperação, com melhora nos índices de atividade e do número de empregados, é o que mostra a Sondagem Indústria da Construção, divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA).
O índice de evolução do nível de atividade registrou 45,6 pontos em fevereiro, um crescimento de 20,1 pontos percentuais frente a janeiro. É a maior taxa desde agosto de 2020. Nos cenários brasileiro e nordestino o quadro de atividade é similar.
O índice de evolução do número de empregados aumentou 27,9%, chegando a 41,3 pontos. Porém, as expectativas para o emprego ainda não são animadoras.
A Utilização da Capacidade Operacional (UCO) também apresentou alta em fevereiro, aumentando 5 pontos percentuais, frente ao mês anterior, alcançando 55%. Mas, sem superar o percentual de fevereiro de 2020, que chegou a um índice 61%.
Os indicadores de expectativas de compras de insumos e matérias-primas e números de empregados, por sua vez, alcançaram 41,3 e 45,6 pontos, respectivamente.
As outras ramificações do indicador sinalizam desconfiança, pois encontram-se abaixo dos 50 pontos. A intenção de investimento alcançou 45,6 pontos em fevereiro, após aumento de 2,9 pontos.