SÃO LUÍS – Em artigo “Um novo momento” publicado nos jornais O Imparcial e Jornal Pequeno neste final de semana, o presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves destacou que o Maranhão está se preparando para entrar em nova rota, com horizonte mais marcante e janelas de oportunidades que se abrem com os novos cenários para a economia brasileira.
Segundo Baldez, “o panorama aponta que, com a recuperação significativa dos nossos indicadores desde o terceiro trimestre do ano passado, a economia está se habilitando a trafegar em momentos de intensa crise”.
Baldez ressalta ainda no artigo que algumas variantes podem ser acrescentadas neste clima de aumento da confiança, como o aumento crescente da vacinação da população, que adiciona certa estabilidade para o retorno à normalidade econômica, já no quarto trimestre de 2021. Mesmo assim, a insegurança no ambiente dos negócios ainda é uma forte caixa de ressonância e um dos grandes gargalos para a saída total da crise.
É importante frisar que a pandemia, mesmo agora sob controle, continua a representar um obstáculo à retomada mais forte da atividade econômica. “Precisamos também acelerar as reformas imprescindíveis para o desenvolvimento do país. A Tributária trafega a passos muito tímidos no Congresso Nacional. É preciso agilizar essa pauta de grande interesse para tornar nossa nação moderna e nossas empresas mais competitivas nos mercados nacional e internacional. Não é mais possível conviver com intenso glossário de normas, mais de mil códigos de cobranças de tributos, de taxas e de regulamentos. Ninguém quer sonegar. Ao contrário, as empresas querem preceitos claros e racionais para o pagamento das suas obrigações”.
Baldez encerra o artigo falando da aprovação na Câmara Federal do Marco Legal das Zonas de Processamento de Exportações-ZPEs, incluindo a realidade de ZPE para o nosso estado. “O projeto de autoria do senador Roberto Rocha, que há muito vem batalhando a implantação da Zona de Exportação do Maranhão, atrairá investimentos na produção, oportunidades às empresas de tecnologia e desenvolvimento econômico local e regional”.