BACABAL/CAXIAS - O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez, esteve nesta quinta e sexta-feira (dias 05 e 06) nas cidades de Bacabal e Caxias, onde realizou uma visita técnica no retorno as aulas do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e do SESI (Serviço Social da Indústria) nos municípios.
O presidente federação estava acompanhado do vice-presidente executivo da FIEMA, Celso Gonçalo, que também é presidente do Conselho Temático de Micro e Pequenas empresas da Federação, de Pedro Robson de Holanda, 1º secretário da FIEMA e do diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda e do superintendente do SESI, Diogo Lima.
Em Bacabal a visita iniciou pela Unidade do SESI onde o presidente acompanhou o retorno às aulas e os novos espaços que foram readequados durante a pandemia, como nova biblioteca, laboratório maker e maker infantil, laboratório de física, salas de aula e recuperação da área de lazer e piscina.
A comitiva foi recebida pelos gerentes de Bacabal, Maria Magna (SESI) e Clodomir Galiza (SENAI). Baldez conheceu in loco os modernos laboratórios do SESI e falou com a equipe diretiva sobre a qualidade na prestação dos serviços de Educação do SESI.
“Essa escola é um presente para a população de Bacabal e região, representa o que existe de mais moderno na Rede SESI de Educação no Maranhão e precisamos que as pessoas conheçam”, disse o presidente da FIEMA.
Edilson Baldez afirmou ainda que a visita também é uma forma de trazer incentivo para os professores, colaboradores, alunos e comunidade, ao reafirmar nosso compromisso em continuar investindo mais em educação, e no desenvolvimento da indústria no Estado. “Mesmo diante do momento difícil pelo qual passa o país com a pandemia. Continuaremos cumprindo nosso papel e dando suporte necessário às empresas para que continuem desenvolvendo seus projetos e suas atividades”, disse Baldez.
Já no SENAI, a comitiva visitou os laboratórios de informática, de vestuário, eletroeletrônica, soldagem e serralheria, segurança e saúde do trabalho, tecnologia da informação e automotiva.
“O SENAI funciona com tecnologia de ponta e atendemos 47 municípios na nossa área de atuação", garantiu o gerente do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) de Bacabal, Clodomir Galiza.
Ainda em Bacabal, o presidente cumprimentou funcionários e interagiu com os alunos do SESI e SENAI. “O curso técnico em desenvolvimento de sistema está sendo uma ótima oportunidade que o SENAI me deu para o crescimento da minha carreira, pois sei que depois da conclusão do curso várias portas iram se abrir. O SENAI tem uma ótima competência e uma qualificação sensacional pretendo fazer outros cursos na instituição", destacou o aluno do curso técnico em desenvolvimento de sistema José Armando.
CAXIAS - Já em Caxias, a comitiva foi recebida pelo gerente Adilson Sousa e pelo diretor da FIEMA, Edivan da Silva Amâncio e iniciou com uma vistoria no SESI que está em reforma geral no bloco administrativo e pedagógico com a construção de rampas de acessibilidade, recuperação das instalações elétricas, reforma da clínica e da área de promoção de saúde, com novo ginásio poliesportivo, piscinas, academia e sala de danças. Todos com a modernização dos equipamentos tecnológicos. A previsão de entrega da obra é para o final de 2021.
"Essa nova estrutura permitirá atender com muito mais qualidade, além de podermos ampliar os serviços oferecidos para a regional de Caxias. Com isso, essa unidade fica estruturada a altura para receber todos os projetos e inovações previstas para o SESI ao longos dos próximos anos" , destacou o superintendente do SESI, Diogo Lima.
No SENAI, a comitiva visitou toda a estrutura de laboratórios de referência da entidade e conheceu os projetos de inovação do SENAI na região que atende 59 municípios.
"O SENAI Maranhão atua com os conceitos de inovação e indústria 4.0 e nosso corpo técnico e parque tecnológico estão atualizados atendendo os parâmetros nacionais e estamos atendendo o empresário industrial em todo o Estado", destacou o diretor regional do SENAI no Maranhão, Raimundo Arruda.
Para o presidente Edilson Baldez essas visitas são de extrema importância. “Avaliamos como estão as instalações e o andamento das obras em Caxias que receberá a reforma e ampliação e modernização dos equipamentos”, finalizou Baldez.