SÃO LUÍS – A Confederação Nacional das Indústrias (CNI) em entendimento recente com as Federações das Indústrias dos Estados da Amazônia Legal, inclui-se a FIEMA, que compõem a Ação Pró-Amazônia, criou um instituto dedicado ao fomento de negócios sustentáveis na Amazônia, que se originem de iniciativa empresarial, definido de Instituto Amazônia +21.
“O Instituto emerge como resposta da indústria brasileira ao desafio lançado pela expansão do conceito ESG - environmental, social and governance (ambiental, social e governança, em português), como critério para a orientação de investimentos. Em todo o mundo, e cada vez mais também no Brasil, investidores incorporam critérios ESG em suas decisões, reforçando ativamente as relações entre a atividade econômica e o ambiente natural e o meio social, com vistas ao bem comum. Nesse cenário, a adoção cada vez mais frequente de critérios ESG exigirá do setor empresarial esforço de adaptação para poder aceder a financiamento e mercados. O Instituto Amazônia +21 antecipa esse cenário, prestando assessoria qualificada a novas iniciativas que considerem essa tendência na sua estratégia de negócios”, destaca o presidente da Ação Pró-Amazônia, Dr. Marcelo Thomé da Silva de Almeida.
QUESTIONÁRIO – Como uma iniciativa o Instituto conta com o apoio da FIEMA para identificar e/ ou descrever iniciativas empresariais promissoras que demandem auxílio no acesso a possíveis fontes de financiamento ou assessoramento técnico em qualquer tema do negócio.
O questionário foi concebido como um instrumento para auxiliar nessa tarefa. Ele pode ser preenchido por empresários para descrever tanto empresas existentes como iniciativas ainda em fase de planejamento. Pode ser preenchido, também, por terceiros, associados ou não às Federações das Indústrias, que tenham sufi cientes informações sobre a iniciativa descrita.
As respostas podem ser enviadas ao Núcleo de Acesso ao Crédito da FIEMA (NAC), por meio do email, nac@fiema.org.br que encaminhará para o Instituto Amazônia+21 para análise e seleção de iniciativas promissoras, que constituirão ponto de partida concreto para o diálogo com potenciais financiadores.