SÃO LUÍS – O consultor empresarial com experiência no desenvolvimento de conduta empreendedora Antonio de Pádua Weber foi um dos convidados da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) na programação do Bom Dia Sindicato, iniciativa da entidade para discutir temas relevantes para o setor, além de apresentar cenários relacionados ao ambiente sindical e político-econômico do país, e discutir a importância do reposicionamento das entidades patronais.
A ação foi aberta pelo superintendente da FIEMA, Cesar Miranda que destacou que o Sistema Indústria (FIEMA/SESI/SENAI e IEL) está disponível para atender os sindicados e que o momento atual exige ainda mais essa parceria. “Nós estamos aqui para atender todos os segmentos e empresas. Em relações as ações de interesse das empresas e dos sindicatos contamos com a participação de todos. Ressalto que formalizem as demandas que estamos aqui para atender”.
Logo em seguida, o presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves saudou os empresários destacando a importância desse encontro no atual momento. “O Bom Dia Sindicato é uma inciativa que potencializa as ações de capacitação para a base sindical, desenvolvendo ações para o empresariado.
O presidente da FIEMA abriu o encontro, exclusivo a presidentes de sindicatos, ressaltando a importância de discutir as questões fundamentais de interesse para o sistema produtivo e, em particular, para a indústria do Maranhão.
“Precisamos refletir sobre o nosso papel tendo como base o momento em que estamos vivendo. Estamos valorizando essa crise que sempre existiu e vai continuar existindo e não podemos nos apegar a isso e desanimar.
Precisamos aproveitar esse momento de crise e repensar os sindicatos. Temos que tirar a crise da cabeça e trabalhar!”, desabafou o presidente Baldez.
O consultor Pádua abordou o tema “Alta Perfomance empreendedora - cooperar para competir”. Ele destacou traços que podem comprometer os negócios. “É necessário ter proposito no meu negócio para que eu chegue aqui e tenha proposito no sindicato. Caso contrário não vamos avançar. O empreendedor precisa ter visão, iniciativa e risco. Ter prosperidade empreendedora é fundamental para ter qualidade empreendedora. A conduta empreendedora é a busca de profissionais do mercado que possam por meio do conhecimento propiciar resultados de qualidade”, enfatizou o consultor.
ASSINATURA - Durante o encontro ocorreu também a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre a FIEMA e o Conselho de Contabilidade do Maranhão (CRC) representado pelo presidente Sérgio Murilo Cruz de Oliveira. O presente acordo tem o objetivo de implementar ações em conjunto para ampliar o número de empresa industriais com documentação contábil, tributária e financeira atualizadas, numa atuação do Núcleo de Associativismo e Negócio – NAN da FIEMA com a intenção de promover consultorias em legislação contábil, financeira e tributária; adequação do registro da empresa ao CNAE, realizar encontros entre contadores e empresas, estudos de Convenção Coletiva de Trabalho, criação de um canal de comunicação para dúvidas nos sites das entidades , além da elaboração de uma cartilha com informação atualizada na área financeira, tributária e contábil para distribuição às empresas associadas aos sindicatos.
SENAI – O Diretor Regional do SENAI, Raimundo Arruda também participou do Bom dia Sindicato e apresentou o processo de digitalização do SENAI para os diretores e presidentes de sindicatos.
“Estamos buscando um canal aberto para construir uma nova educação profissional no Maranhão. Estamos implantando mudanças efetivas, para que elas sejam vistas por todos, além de possibilitar um maior acesso àqueles que não tem oportunidade. É uma mudança de cultura, quebra de paradigmas, para que a gente possa ter mais facilidade às informações para nós enquanto corpo técnico e para os alunos, para que tenham uma maior facilidade na busca pela sua capacitação ou informações relacionadas aos cursos que estão participando”, disse o diretor Arruda.
O processo de digitalização do SENAI iniciou em 2019 e engloba toda gestão até o chão de escola. Os cursos do SENAI são vendidos de forma on line pelo MarketPlace, dentro de uma plataforma virtual criada pelo Departamento Nacional do SENAI, que centraliza o catálogo de cursos ofertados ao mercado, denominado Mundo SENAI.“É uma espécie de shopping, só que da educação. Lá, é possível escolher o curso, que se quer fazer, seja presencial ou à distância, visualizando todas as informações sobre a área. Tudo isso, sem precisar ir até uma unidade operacional para resolver algo”, destacou o diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda.
SESI – O superintendente do SESI, Diogo Lima abordou o trabalho do SESI contra a covid e os avanços da educação SESI. Na área de educação foi destacado o projeto escola SESI de referência, sendo que um dos pilares da proposta pedagógica é uma escola do SEI mais tecnológica.
Já, na área de Saúde, Diogo Lima a atuação do SESI na vacinação contra covid-19 tantos nos trabalhadores da indústria quanto no apoio as prefeituras municipais. “Fazemos na vacinação oito operações simultâneas, com as nossas estruturas móveis temos capacidade de aplicar até 1.000 doses diárias de vacina”, explicou Lima.
A coordenadora regional do IEL, Michele Frota apresentou o programa de Estágio do IEL com foco nos sindicatos. O programa de estágio ‘IEL + Sindicatos’ tem o intuito de colaborar com o fortalecimento dos sindicatos para que as empresas industriais maranhenses se tornem mais competitivas.