Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



FIEMA fala de tendências no Encontro com Empresários


Data: 13 de setembro de 2021
Crédito: Coordenação de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Fotos: COCEV FIEMA
Fonte da notícia: FIEMA

SÃO LUÍS - Com o objetivo de promover encontros virtuais para discutir temas relevantes ao cenário industrial nacional e local com especialistas de diversos setores, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), promoveu recentemente mais uma edição online do Encontro com Empresários.

“Essa edição especificamente apresentou aos empresários maranhenses as novas tendências de negócios, insights e inspiração para a jornada de inovação de produtos, serviços e modelos de negócios que fazem parte de um estudo muito importante produzido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). É uma pauta importante para que o empresário industrial maranhense conheça e possa estar atualizado”, destacou o superintendente da FIEMA e moderador do encontro, Cesar Miranda. 

A ação contou com a participação da Gerente Executiva do Observatório Sistema Fiep, graduada em Design Industrial pela Fundação Mineira de Arte Aleijadinho de Minas Gerais, possui mestrado e doutorado em Ciências Mecânicas pela Université de Technologie de Compiègne, Marilia de Souza, do analista de PD&I no Observatório Sistema Fiep, Ramiro Pissetti e da Coordenadora de Estudos & Pesquisas no Observatório Sistema Fiep, Raquel Valença.

A equipe do Observatório do Sistema FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), que pelo terceiro ano desenvolve o estudo anual “Tendências”, apresentou uma síntese de sinais extraídos de organizações nacionais e globais, provedores de tecnologia, estudos acadêmicos, startups inovadoras e registros de patentes e abordaram temas que mesmo sob o impacto da pandemia global, continuam sendo palco de experiências desafiadoras, como a “antifragilidade”, “negócios regenerativos”, “escritórios fluidos”, “presente estendido”. 

Em um mundo que passou a funcionar massivamente on-line, desponta com força a “internet dos comportamentos”, as transmissões de “live commerce” e o modelo de negócios de “marketplaces de nicho”.

A revolução em curso do sistema financeiro toma corpo nas tendências “dinheiro 4.0” e “NTFs”, que prometem, respectivamente, revolucionar a posse exclusiva no mundo virtual e a comprovação da propriedade intelectual.

Ainda em termos tecnológicos, com a conectividade exponencial de redes e dispositivos, aumentam proporcionalmente os riscos de ataques virtuais e abre-se espaço para o surgimento dos rituais de “higiene cibernética” como contramedida.

No campo do ensino, foram apresentados os “curadores educacionais” e a “alfabetização para o futuro” com vistas a preparar pessoas e organizações a terem uma postura proativa diante dos futuros possíveis.

“Podemos esperar muitas semelhanças entre as tendências de 2020 e 2021: há quem avalie esse ano como um prolongamento do anterior. De fato, nos próximos meses, continuaremos a experienciar uma série de situações paradoxais e teremos que continuar a nos adaptar às circunstâncias extraordinárias. Creio que, futuramente, veremos 2020 e 2021 como parte de um único período transicional”, diz a coordenadora do Observatório Sistema Fiep, Marilia de Souza.

“Entretanto, diferentemente do ano passado, não fomos pegos de surpresa quando viramos a folha do calendário. A crise sanitária, todos os seus desafios e oportunidades, continuam. Mesmo que a batalha contra a pandemia da Covid-19 ainda não tenha sido vencida, estamos caminhando para sua resolução. Já é possível fazer algo além de apenas suportar os dissabores do presente, aprofundando reflexões e protagonizando ações sobre o futuro”, completa Marilia.

Segundo Ramiro Pissetti, “os fenômenos sociais e tecnológicos emergentes com grande potencial de acelerar mudanças e gerar oportunidades para a indústria e a sociedade são os alicerces do livro Tendências Sistema Fiep 2021”.

TENDÊNCIAS - Lançada pelo terceiro ano consecutivo e disponibilizada gratuitamente em formato e-book, a publicação apresenta ampla abrangência temática, contemplando empreendedorismo, inovação, comportamento do consumidor, transformação digital, comunicação, educação, saúde e qualidade de vida.

Composto de 12 tendências, o estudo parte de sinais extraídos de organizações nacionais e globais, provedores de tecnologia, estudos acadêmicos, startups inovadoras e registros de patentes. O conjunto de informações passa por processos de curadoria que possibilitaram evidenciar os fenômenos de relevo para o exercício em questão.

A pandemia continua induzindo mudanças no comportamento do consumidor, reestruturação nos portfólios e reequilíbrio nas cadeias de suprimento. A retomada ganha tons verdes, com o aumento do investimento internacional em energia verde e programas voltadas ao clima e questões ambientais.

A despeito da vida apressada e marcada pelo volume de informações, segundo os palestrantes continuaremos sendo convidados a desacelerar e estabelecer conexão com o presente. “A busca pela normalidade em meio à realidade insólita demandará comportamento proativo, mesmo diante de tantas incertezas e imprevisibilidades”, destaca Marília.

“O fortalecimento de pilares tecnológicos efetivará a reinvenção da Indústria. O progresso dos objetos conectados, a expansão das soluções imersivas e o crescimento de processos automatizados demandarão agilidade, flexibilidade e reaprendizagem”, finalizou Pissetti.

Assista aqui na íntegra a apresentação

Abaixe o e-book tendências do Sistema FIEP

 

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste